Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2012 - 08h44

Novos postos do Consulado dos EUA abrem após "fluxo histórico"

Publicidade

DE SÃO PAULO

A decisão do governo americano de abrir dois novos centros de solicitação de vistos em São Paulo visam dar conta de um "fluxo histórico" de viajantes entre os dois países, afirmou William Popp, cônsul-geral em exercício do Consulado Geral dos EUA em São Paulo.

Consulado dos EUA vai abrir 2 novos postos em SP
Isenção de visto ainda depende de 'muita conversa'
Consulado dos EUA em Porto Alegre será aberto em 2013

Os novos locais vão funcionar inclusive aos domingos. Associada a outras mudanças, a medida deve ampliar de 3.400 para 5.000 (42%) o número de vistos processados por dia no consulado paulistano, o maior do país.

"É um passo para atender aos visitantes de forma mais rápida e minimizar o tempo de espera." Até 2013, os EUA querem processar 1,8 milhão de vistos, o dobro de 2011.

Em 2011, 1,5 milhão de brasileiros viajou para os EUA, 25% a mais que em 2010, segundo o governo americano.

Sem contar as nações com as quais os EUA faz fronteira, o Brasil é o quarto país em turistas para o país norte-americano, atrás de Reino Unido, Japão e Alemanha.

Editoria de Arte/Folhapress

TURISMO

De olho no turismo, o governo americano vem facilitando a obtenção de visto pelos brasileiros. Em janeiro, menores de 16 anos e maiores de 66 anos ficaram dispensados de entrevistas.

Em março, o consulado anunciou a inclusão do Brasil num programa que cria uma fila rápida para viajantes frequentes. A oficialização depende de assinatura de acordo com o governo brasileiro; as partes negociam.

A meta do Brasil, a isenção de visto, ainda levará "alguns anos", disse Popp, embora as tratativas já tenham começado. A isenção, quando efetivada, valerá para viagens de negócios e turismo, disse.

A negociação exige, por exemplo, troca de informações entre os países. Países que têm isenção nos EUA têm um site no qual o interessado tem de preencher dados três dias antes da chegada.

Além disso, o índice de pedidos negados precisa diminuir para 3% ou menos. Hoje, é de 5%.

A isenção foi tratada pelos presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama neste mês.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página