Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/05/2012 - 18h59

Prefeito de Porto Alegre inaugura 416 m de ciclovia que terá 9,4 km

Publicidade

DANIEL CASSOL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PORTO ALEGRE

A Prefeitura de Porto Alegre realizou um ato na manhã desta segunda-feira para inaugurar 416 metros de uma ciclovia que terá 9,4 quilômetros quando for finalizada.

O trecho demorou pouco mais de sete meses para ser construído.

O prefeito José Fortunati (PDT) e o presidente da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), Vanderlei Capelari, percorreram de bicicleta o trajeto de um quarteirão sobre a avenida Ipiranga, uma das mais movimentadas da capital gaúcha.

Uma primeira pedalada já havia sido organizada em 22 de setembro do ano passado, quando um passeio ciclístico no Dia Mundial Sem Carro marcou o início das obras.

A inauguração do trecho da ciclovia gerou brincadeiras nas redes sociais e um protesto no local, que amanheceu ostentando a seguinte faixa: "Inaugurar uma quadra, qual o sentido?".

O presidente da EPTC disse à reportagem que a prefeitura não fez uma inauguração, apenas "entregou" o trecho à população. "Estamos mostrando aos ciclistas que esse trecho está adequado às normas de segurança que estamos implementando. Ele foi utilizado como um laboratório para definir o padrão construtivo da ciclovia. Foi só um ato de liberação do trecho", afirmou Capelari.

A meta da prefeitura é concluir a ciclovia até dezembro deste ano. Segundo Capelari, o atraso na conclusão do primeiro trecho foi ocasionado por debates com os ciclistas, o que modificou o projeto inicial. Uma das mudanças foi realizada no guarda-corpo da ciclovia, inicialmente feito com troncos de eucalipto, que foram substituídos por cercas de madeira sintética à base de resíduos sólidos após críticas à proposta inicial.

A ciclovia está sendo construída em parceria com a rede de supermercados Zaffari e o Shopping Praia de Belas, como contrapartida de empreendimentos realizados pelas empresas na cidade.

Ela terá piso de asfalto, pintado em vermelho, e gradis dos dois lados. A prefeitura é responsável pela instalação dos guarda-corpos, que têm custo de R$ 130 mil por quilômetro, enquanto o restante da ciclovia, ao custo padrão de R$ 250 mil por quilômetro, fica a cargo da iniciativa privada.

Pela manhã, o prefeito José Fortunati postou em sua conta no Twitter uma foto do passeio. "Apesar das dificuldades mostramos que ela é viável", escreveu.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página