Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2012 - 16h02

Sirenes são acionadas na Rocinha devido ao risco de deslizamento

Publicidade

DE SÃO PAULO

A Prefeitura do Rio acionou, de forma preventiva, o sistema de alerta e alarme comunitário instalado na Rocinha, favela da zona sul da cidade. O serviço foi disparado devido a forte chuva que atinge a região. Foram 200mm nos últimos quatro dias. Esta é a primeira vez que as sirenes tocaram na comunidade como alerta aos riscos de desabamento.

Leia a cobertura completa das chuvas pelo país

As sirenes foram acionadas às 14h15 deste sábado. Cerca de 900 moradores de áreas de risco da favela foram orientados por 135 agentes comunitários da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Assistência Social para se encaminharem aos dez pontos de apoio montados pela prefeitura na Rocinha.

De acordo com o serviço Alerta Rio, nos últimos quatro dias, choveu mais que o dobro esperado para todo o mês de junho.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que líderes comunitários, treinados pela Defesa Civil, já haviam informado esses 900 moradores sobre a possibilidade de deixarem suas casas caso a chuva continuasse forte. Eles vinham recebendo informações através de mensagens em seus telefones celulares, como parte do alerta preventivo.

A Defesa Civil realiza vistorias na favela. Equipes da Geo-Rio, da Comlurb, da Secretaria Municipal de Conservação e da CET-Rio, a companhia de trânsito do Rio, estão seguindo para o local.

Essa é a segunda vez que o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário é acionado este ano no Rio. Em março, o sistema foi acionado na comunidade Sítio Pai João, no Itanhangá, zona sul da cidade.

O município do Rio está em estágio de atenção, segundo nível em uma escala de quatro, e que significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte nas próximas horas. A Prefeitura do Rio pede que a população siga as orientações dos técnicos da Defesa Civil.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página