Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/06/2012 - 13h59

SP quer vacinar 2,8 mi de crianças contra paralisia neste sábado

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo que vacinar 2,84 milhões de crianças contra a paralisia infantil no próximo sábado (16). O número corresponde à meta de cobertura de 95% dos 2,99 milhões de paulistas menores cinco anos de idade, público-alvo da campanha de vacinação.

A vacinação vai ocorrer das 8h às 17h em 14 mil postos de saúde, fixos e volantes, abertos para aplicar as duas gotas da vacina Sabin, que protege contra a pólio, mais conhecida por paralisia infantil.

"A vacina é a única forma eficaz de prevenção contra a paralisia infantil. Por isso é importante que pais e responsáveis levem seus filhos a uma Unidade Básica de Saúde no próximo sábado. São duas gotas que podem salvar vidas", afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Para a campanha deste ano serão mobilizados, em parceria com as prefeituras, 51 mil profissionais de saúde, além de 4.100 mil veículos, 77 ônibus e sete barcos. Além da vacina contra a poliomielite, as doses que estejam em atraso na caderneta da criança serão atualizadas.

Na capital as salas de vacina das rodoviárias do Tietê e da Barra Funda estarão abertas até as 20h. O Instituto Pasteur, na avenida Paulista não participa da campanha deste ano devido a reforma em sua sala de vacinação.

São Paulo não registra casos de paralisia infantil desde 1988. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é importante que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas.

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaleia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

Divulgação
São Paulo quer vacinar 2,8 milhões de crianças contra a paralisia infantil no sábado
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página