Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2012 - 20h41

Após despejo de esgoto, laudo diz que água rio de MT é imprópria

Publicidade

DANIELLY TONIN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RONDONÓPOLIS

Dois meses após o maior crime ambiental ocorrido em Rondonópolis (MT), com o despejo de 60 milhões de esgoto in natura no rio Vermelho, um dos afluentes do Pantanal, a Sema-MT (Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso) finalizou o laudo dos danos ambientais causados.

Vazamento de esgoto atinge novamente rio afluente do Pantanal

O laudo recomenda que a água do rio Vermelho não seja usada para o consumo humano ou de animais sem tratamento e para irrigação de hortaliças enquanto os níveis de coliformes estiverem elevados. Novos laudos devem ser emitidos a cada três meses para avaliações.

Segundo a secretaria, o lançamento clandestino de efluentes na água do rio ocasionou alterações significativas na qualidade da água devido à incorporação de matéria orgânica e incremento nas quantidades já elevadas de bactérias do gênero coliforme no rio.

O lançamento de esgoto no rio, ocorrido em maio, causou mortandade de peixes e formou uma mancha escura e fétida na superfície da água. O esgoto foi lançado na água pela empresa responsável pelo saneamento local.

Após a conclusão do laudo, a Sema-MT manteve a multa de R$ 10 milhões aplicada contra o Sanear (Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis) e notificou a autarquia pública a apresentar um Plano de Recuperação Ambiental da área afetada pelos efluentes não tratados no rio Vermelho.

De acordo com o diretor geral do Sanear, Jean Lino, que assumiu o cargo após exoneração da antiga diretoria, suspeita de provocar o crime ambiental, a autarquia irá recorrer da multa e já está iniciando a contratação de uma empresa especializada em recuperação de danos ambientais.

INVESTIGAÇÃO

Além do laudo da Sema, o inquérito policial já foi concluído. Segundo a delegada Divina Martins da Silva, os suspeitos Júlio Goulart, ex-diretor técnico do Sanear, e Terezinha Souza Silva, ex-diretora geral, foram ouvidos.

"O diretor técnico disse em seu depoimento que o crime, na verdade, teria sido um acidente, já que a manilha estava sem manutenção e teria sido aberta para que somente uma pequena quantidade de esgoto fosse lançada ao rio. Após a abertura a alegação é que foi impossível fechar", diz a delegada.

Segundo ela, a própria Sanear era responsável pela manutenção do equipamento.

A Folha não conseguiu falar com a defesa dos suspeitos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página