Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2012 - 16h44

Cidade de SC vai vacinar toda a população contra gripe A

Publicidade

GIOVANA PERINE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE FLORIANÓPOLIS

A cidade de Urussanga (a 210 km de Florianópolis) vai promover uma vacinação em massa contra a gripe A (H1N1) neste sábado (28). A prefeitura adquiriu 5.000 doses da vacina para imunizar os moradores que não estão nos grupos de risco ou que não foram vacinados em clínicas particulares.

Governo flexibiliza uso do Tamiflu em casos de gripe comum
Nº de mortes por gripe A na região Sul chega a 144
Ministro da Saúde descarta risco de epidemia da gripe A

Neste ano, ao menos duas pessoas da cidade foram infectadas pelo vírus H1N1. Não foram registradas mortes.

Segundo Mabel Magagnin Possamai, secretária municipal de Saúde, a preocupação é com o frio intenso e a alta umidade, que devem se prolongar até o fim de agosto. "As pessoas estão ficando em locais muito fechados. Juntamente com a vacinação, estamos reforçando as orientações para ventilar os ambientes", afirma.

A vacinação será realizada em oito postos de saúde do município. Na segunda-feira, os agentes de saúde farão mutirão para vacinar professores da rede municipal.

Mabel Possamai acredita que o lote de vacinas será suficiente, já que muitas empresas promoveram vacinação de seus funcionários. "Se faltar, vamos adquirir mais um lote", diz.

Urussanga tem cerca de 20 mil habitantes. Essa é a segunda vez que toda a população será vacinada contra a gripe A. Em 2010, o Ministério da Saúde promoveu a imunização. "Como resultado, em 2011 não tivemos um único caso da doença", afirma a secretária.

Santa Catarina registrou neste ano 741 casos de gripe A, com 72 mortes --metade de todas as mortes decorrentes do vírus H1N1 na região Sul do país.

O Ministério da Saúde confirmou esta semana a liberação de mais 100 mil doses da vacina para o Estado, totalizando 1 milhão de doses fornecidas neste ano. O lote ainda não chegou a Santa Catarina.

A vacina é importada e, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o envio está atrasado por conta da greve de servidores da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), responsáveis pela liberação das cargas nos portos brasileiros.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página