Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

PUBLICIDADE

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2012 - 05h00

Ciclofaixa na avenida Paulista será a quarta de São Paulo

Publicidade

 

EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO
THIAGO AZANHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Perigosa para bicicletas durante a semana, a avenida Paulista vai ganhar uma ciclofaixa que funcionará apenas aos domingos e feriados --será a quarta ciclofaixa de lazer da cidade.

Bicicleta entrou de vez na agenda dos candidatos em São Paulo

A primeira, em funcionamento desde 2009, liga os parques Ibirapuera, das Bicicletas, Villa-Lobos e do Povo.

Em março, foram inauguradas uma na zona norte e outra na zona leste. Cerca de 100 mil pessoas usam as ciclofaixas a cada semana, diz a CET.

O projeto para a Paulista está pronto. A prefeitura só não definiu ainda o dia da estreia -deve ser em 26 de agosto ou 2 de setembro, sempre das 7h às 16h.

"A gente resolveu fazer a ciclofaixa porque não é uma avenida que a gente considera segura para bicicletas no dia a dia", disse Daphne Savoy, gerente de planejamento viário da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Simon Plestenjak/Folhapress
Ciclista andar entre carros na av. Paulista, no centro de SP; via ganhará ciclofaixa aos domingos e feriados
Ciclista andar entre carros na av. Paulista, no centro de SP; via ganhará ciclofaixa aos domingos e feriados

Em março deste ano, uma bióloga morreu atropelada por um ônibus na Paulista. Em 2009, uma cicloativista morreu da mesma forma.

Segundo Savoy, nos demais dias é recomendável que os ciclistas optem pelas vias paralelas à Paulista.

Além da ciclofaixa, que ficará junto ao canteiro central, haverá duas mudanças importantes no trânsito.

A primeira é a redução da velocidade máxima permitida na via. Hoje, os carros podem circular a até 60 km/h. Nos períodos em que a ciclofaixa estiver funcionando, a velocidade máxima será reduzida para 40 km/h.

Aos domingos, a Paulista recebe cerca de 3.000 veículos por hora no sentido Paraíso e 3.500 mil no sentido Consolação nos horários de maior movimento, segundo a CET.

A outra mudança é a interdição de um quarteirão da rua Haddock Lobo, entre a Paulista e a rua Luís Coelho. Com isso, quem trafega por ali não poderá cruzar a Paulista.

Editoria de arte/Folhapress

Savoy, da CET, disse que a interdição é necessária porque naquela esquina já haverá um cruzamento da ciclofaixa com a via normal para veículos.

Serão instalados semáforos especiais para que os carros cruzem a ciclofaixa para entrar ou sair do túnel que dá acesso às avenidas Doutor Arnaldo e Rebouças.

Para ir à Paulista, o ciclista pode optar pelo metrô, que aceita bicicletas aos domingos e feriados. O Metrô permite só quatro bicicletas por viagem, no último vagão, e não haverá alteração dessa regra.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Auto DVD Player Auto DVD Player Equipe seu carro a partir de 12x de R$ 20,18

Perfumes Perfumes Importados a partir de R$ 39

Câmera Digital | Tênis | Mais...

Voltar ao topo da página