Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2012 - 11h58

Ação da PM em favela fecha escolas de Mesquita e Nilópolis, no RJ

Publicidade

DE SÃO PAULO

A operação policial que ocorre nesta terça-feira na favela da Chatuba fez com que escolas das cidades de Mesquita e Nilópolis, na Baixada Fluminense, ficassem sem aulas. A ocupação da comunidade teve início na madrugada e ocorre devido ao aumento da violência na região.

Sobe para 12 nº de presos em favela ocupada no RJ
Parentes reconhecem corpos de jovens mortos no RJ

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, seis unidades --sendo quatro de Nilópolis e duas de Mesquita-- tiveram o funcionamento alterado, seja com a interrupção das aulas ou com baixa frequência. Ao todo, esses colégios atendem a cerca de 5.000 estudantes.

A pasta afirmou, em nota, que os diretores "têm autonomia para tomar as providências necessárias para garantir a integridade física e moral de seus alunos, professores e funcionários. Em situações como essa, os conteúdos perdidos das aulas são repostos, para que não haja prejuízo aos estudantes".

Já na rede municipal de Mesquita, oito unidades não abriram nesta terça, sendo duas creches, duas escolas infantil e outras quatro que atendem também o fundamental. Com isso, cerca de 1.800 alunos ficaram sem aulas.

A secretaria informou que elas só serão retomadas quando estiver assegurada a integridade dos estudantes. Com isso, não está destacado a continuidade da suspensão das aulas amanhã.

OPERAÇÃO

A operação da PM na favela da Chatuba acontece devido ao aumento da violência, que deixou ao menos 12 mortos nos últimos três dias na região. Ontem, foram encontrados os corpos de seis jovens que tinham desaparecido no final de semana.

Até o início da tarde, 12 pessoas já tinham sido presas. A maioria dos presos estava com drogas ou já era procurada pela polícia. Apesar disso, nenhum deles ainda está sendo considerado suspeitos pela morte dos seis jovens.

A ocupação na comunidade permanecerá por tempo indeterminado e conta com cerca de 250 policiais do CPA (Comando de Policiamento de Área), da CI (Coordenadoria de Inteligência), do BPChq (Batalhão de Polícia de Choque), BAC (Batalhão de Ações com Cães) e do Grupamento Aeromarítimo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página