Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2012 - 12h11

Em SP, 30 crianças foram vítimas de escorpiões por dia em 2011

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Pesquisa realizada pelo Instituto Butantan revelou que, no ano passado, 11 mil crianças foram picadas por escorpiões em todo o Estado de São Paulo. Segundo os dados do instituto, 30 crianças, em média, foram vítimas de acidentes com o animal por dia.

O estudo mostra que 40 crianças morreram após os acidentes, número 220% maior do que a taxa de adultos mortos após as picadas (51 mortes em 46 mil casos). De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, crianças são mais suscetíveis a ação do veneno e a lesões mais graves.

Em caso de picada por escorpião, é necessário fazer compressas de água morna sobre o local e procurar o hospital mais próximo. Aplicar gelo, água gelada ou álcool no local da picada podem piorar a dor.

O Hospital Vital Brazil oferece orientação em casos de emergência e acidentes com animais peçonhentos pelo telefone (11) 2627-9528. O serviço funciona 24 horas por dia e também indica aos usuários o local mais próximo para atendimento.

Para evitar os acidentes, é recomendado manter limpos quintais, jardins e terrenos baldios; não acumular entulho e lixo doméstico; vedar soleiras de portas, janelas e ralos; examinar roupas, calçados, toalhas e roupas de cama antes de usá-las; andar sempre calçado e usar luvas de raspa de couro ao trabalhar com material de construção e lenha.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página