Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2012 - 10h02

Casais com filhos de outros relacionamentos já são um sexto do total

Publicidade

DENISE MENCHEN
DO RIO

Quase um sexto (16,2%) dos lares brasileiros habitados por casais com filhos contam com a presença de filhos de relacionamentos anteriores de um ou dos dois cônjuges. Os dados foram revelados nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que divulgou mais uma parte dos resultados do Censo 2010.

53% dos casais homossexuais viviam no Sudeste
Grupos de renda maior casam mais no civil, diz IBGE
Brasileiros tem companheiros da mesma etnia e instrução
Em 62,7% dos casais, os 2 cônjuges têm rendimento próprio

Segundo pesquisadores do instituto, as chamadas "famílias reconstituídas" normalmente são formadas após a separação ou morte de um dos cônjuges e o estabelecimento de novas relações por parte dos viúvos ou separados.

Assim, em 2010, 83,8% dos casais com filhos viviam apenas com os filhos concebidos pelos dois, enquanto 5,8% viviam apenas com filhos do responsável pelo domicílio e 3,4% apenas com filhos do cônjuge. Em 7,1% dos casos havia outras configurações -- como o convívio de filhos do casal e de apenas um dos cônjuges, por exemplo.

VIVER SOZINHO

Outro dado constatado pelo Censo foi o número cada vez maior de brasileiros que vivem sozinhos. Em 2010, os domicílios ocupados por uma única pessoa representavam 12,1% do total. Em 2000, eram 9,2%.

No município gaúcho de Herval, mais de um quarto (26,3%) das unidades era ocupada por apenas uma pessoa. Já em Porto Alegre, capital onde o fenômeno foi mais comum, a proporção chegou a 21,4%.

Por outro lado, 8% dos domicílios do país são habitados por mais de um núcleo domiciliar -- na maioria das vezes, o segundo núcleo é formado por uma mulher com filhos, sem companheiro. Pode ser o caso, por exemplo, de uma mulher que retorna à casa dos pais após a separação do marido, levando com ela o filho pequeno.

Editoria de arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página