Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2012 - 17h12

Espanha aponta queda de brasileiros barrados e pede facilidade para espanhóis

Publicidade

FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA

Três meses após mudança das regras para ingressos de brasileiros na Espanha, o número de nacionais barrados no país europeu caiu drasticamente, segundo números divulgados nesta quarta-feira pelo embaixador espanhol no Brasil, Manuel de la Cámara.

Espanha flexibiliza regras para entrada de brasileiros
Começam novas exigências para espanhóis que visitam o Brasil

Se a entrada de brasileiros lá não é mais motivo de dor de cabeça, o mesmo não pode ser dito sobre o ingresso de profissionais espanhóis aqui. O diplomata afirmou que jovens espanhóis qualificados vêm encontrando dificuldade para obter vistos para trabalhar no Brasil.

"Nós queremos discutir com o governo brasileiro a possibilidade de facilitar a obtenção de vistos", afirmou o embaixador em encontro com jornalistas. Ele ressaltou ainda a dificuldade para o reconhecimento das titulações dos profissionais espanhóis no país.

A estimativa é de que o desemprego atinge atualmente 25% dos espanhóis --o país registrou em 2011 um êxodo de 117,5 mil cidadãos.

O tema pode ser tratado entre os dois países em encontro bilateral, durante a 22ª cúpula ibero-americana, no próximo mês, em Cádiz.

"O visto no Brasil é bastante complicado, toma muito tempo e é caro. Isso traz dificuldades para o jovem", disse o embaixador.

A dificuldade para a atuação de profissionais estrangeiros no Brasil foi levantada também por Portugal. Em visita ao Brasil no mês passado, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, cobrou maior acesso do mercado brasileiro a profissionais portugueses, sobretudo engenheiros.

BARRADOS

Segundo dados da embaixada, 415 brasileiros foram barrados neste ano ao tentar ingressar na Espanha (os dados são até o mês passado). O número contrasta com a quantidade de nacionais barrados anteriormente: em 2011, segundo o Itamaraty, foram 1.402.

Em 2007, auge da crise entre os países, a quantidade de barrados chegou a 3.013. Em junho deste ano, a Espanha anunciou uma redução de critérios exigidos para ingresso em seu território.

A carta-convite a ser apresentada por brasileiros em viagem ao país europeu, por exemplo, ficou mais simples. A mudança das regras aconteceu quatro meses depois de o Brasil endurecer as regras para entrada de espanhóis no país, exigindo os mesmos documentos pedidos para brasileiros no país europeu.

CERVANTES

A crise econômica na Espanha afetou não apenas o cenário interno, com aumento nos índices de desemprego, como também o cenário externo. O país deve fechar algumas unidades do Instituto Cervantes, cuja função é a de promover a língua e cultura espanhola no exterior.

Segundo o embaixador da Espanha no Brasil, até duas unidades do instituto no país poderão ser fechados. Hoje, há oito unidades em território nacional - o Brasil possui o maior número de unidades. Institutos em países da Europa e do Oriente Médio também devem ser fechados, afirmou o diplomata.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página