Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2012 - 07h00

Crítica: Poucos dados marcam cobertura de atirador de SP na TV

Publicidade

KEILA JIMENEZ
COLUNISTA DA FOLHA

O filme parecia repetido. Logo de manhã, as piadas do Louro José e os famosos das poltronas de Fátima Bernardes perderam espaço para imagens da Aclimação, onde Fernando de Gouveia, 33, se mantinha trancado na casa de uma psicóloga, armado.

Polícia apreende arsenal em casa de atirador que feriu três em SP
Homem não saía de casa e dizia ter chips em seu corpo
Com tratamento, esquizofrenia é controlável
Homem que atirou em três se rende após quase 9 horas de negociação
Mãe pediu interdição de atirador devido à esquizofrenia

Sem imagens internas, os canais se concentravam em closes no portão de ferro cercado por policiais, costurada por uma narrativa extensa em cima de poucas informações.

O plantão na porta da casa, com dados desencontrados e apresentadores inflamados, lembrava o caso Eloá (2008), jovem mantida refém por horas pelo ex-namorado Lindemberg Alves e morta durante a invasão da polícia.

"Só Deus para encerrar essa operação em paz", gritava Geraldo Luís na Record, a emissora que dedicou praticamente toda a sua programação à cobertura do caso.

Das poucas informações que chegavam, uma era repetida como mantra na TV: Fernando sofre de esquizofrenia.

E dá-lhe "psiquiatras" de plantão explicando a doença. "Esquizofrênico é o cara que fica ouvindo vozinha na cabeça, como se fosse outra pessoa", explicou Marcelo Rezende, na Record.

Com a mesma audiência de sempre, a TV deu uma trégua à tarde. Só a Record seguiu, até Britto Jr. interromper para mostrar uma entrevista exclusiva: "Luciele Camargo conta como engravidou do ex-jogador Denilson". Globo News e Band News trocaram a Aclimação pelo Mensalão.

Com o fim da operação, Datena, na Band, saiu em defesa da polícia, elogiando a operação. Já Marcelo Rezende não poupou o tenente envolvido no caso. "Ele está falando bobagem. O rapaz não é criminoso, é inimputável."

Sônia Abrão, que em 2008 causou polêmica ao entrevistar Lindemberg Alves enquanto ele mantinha a ex-namorada refém, passou longe da confusão. Preferiu falar de outra encrenca que mobiliza audiência: o fim da vilã Carminha, de "Avenida Brasil" (Globo). Bem mais seguro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página