Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/11/2012 - 08h06

Justiça retoma hoje audiência de Elize Matsunaga em São Paulo

Publicidade

DE SÃO PAULO

Será retomada nesta segunda-feira a audiência de instrução que decidirá se Elize Araújo Kitano Matsunaga, 30, vai ou não a júri popular pelo assassinato de seu marido, Marcos Matsunaga, 42. As primeiras cinco testemunhas já foram ouvidas no mês passado.

Babá diz que Elize comprou serra elétrica no dia do crime
Ninguém ajudou Elize a esquartejar corpo, diz delegado
DNA mostra sangue de outro homem no quarto de Matsunaga
Polícia investiga o vazamento de fotos de Matsunaga esquartejado

A nova audiência está prevista para começar às 10h no Fórum da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, e será presidida pelo juiz Adilson Paukoski Simoni. Ao todo, devem ser ouvidas mais cinco testemunhas do caso.

Na primeira parte foram ouvidos o delegado Mauro Gome Dias, que concluiu o inquérito do DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa); Mauro Matsunaga, irmão de Marcos; Willian Coelho de Oliveira, detive contratado por Elize para filmar traição do marido; Horácio Rubem D'Abramo, amigos de Marcos; e Amonir Hercilia dos Santos, babá da filha do casal.

Em um novo depoimento à polícia, realizado na semana passada, uma outra babá da filha do casal Matsunaga afirmou que Elize comprou uma serra elétrica portátil no dia em que Marcos foi morto e esquartejado. O equipamento foi adquirido no Paraná, pouco antes de Elize, a filha e a babá retornarem para São Paulo.

Elize é ré confessa e está presa desde o dia 4 de junho no Complexo Penitenciário de Tremembé (a 138 km de São Paulo). Ela é acusada de homicídio doloso triplamente qualificado (que serve para aumentar a pena): motivo torpe (vingança), recurso que dificultou a defesa da vítima e meio cruel.

Em agosto, a Justiça negou o pedido de habeas corpus feito pela defesa. A liminar do pedido de liberdade já tinha sido negada em junho.

CRIME

O crime ocorreu em 19 de maio, no apartamento onde o casal vivia, na Vila Leopoldina (zona oeste de São Paulo), e os pedaços do corpo de Marcos foram jogados em locais distintos de Cotia (Grande São Paulo).

Segundo a defesa de Elize, ela matou Marcos após uma discussão na qual foi agredida por ele e também porque temia ficar sem a guarda da filha, em uma eventual separação do casal. A briga entre o casal começou porque Elize confrontou Marcos com a descoberta de uma traição por parte dele.

Para a Promotoria, Elize matou e esquartejou o marido de maneira premeditada para se vingar porque era traída e também para ficar com R$ 600 mil de um seguro de vida da vítima.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página