Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2012 - 20h14

PM e moradores entram em confronto após morte de pedreiro em BH

Publicidade

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

Moradores do aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, e homens da Polícia Militar entraram em confronto na tarde desta segunda-feira (26) após um servente de pedreiro ser baleado e morto por um policial. Revoltados, moradores atearam fogo a um ônibus.

Segundo a PM, a polícia foi até o aglomerado porque dois homens suspeitos de aplicar o golpe da "saidinha de banco" teriam fugido para dentro do lugar.

Dois homens foram baleados na ação policial. Um morreu e outro ficou ferido.

O morto, segundo moradores do aglomerado, é Helenilson Souza, 24. Eles afirmaram que o rapaz é inocente. Ele teria acabado de sair do trabalho.

O clima ficou tenso, e muitos policiais, com a ajuda de um helicóptero, ocuparam a entrada do aglomerado. Moradores jogaram pedras e fogos de artifício, e a polícia revidou com bombas de efeito moral e balas de borracha. Um cinegrafista da Band foi ferido sem gravidade na perna.

Uma equipe da TV Alterosa, afiliada do SBT, ficou no centro das bombas e tiros da PM, refugiada em um barraco do morro.

Até o começo da noite desta segunda-feira, a PM não tinha dado informações sobre as vítimas.

MORTES DE INOCENTES

Em fevereiro de 2011, no mesmo aglomerado, a população também reagiu a duas mortes de moradores do local, ateando fogo a ônibus e jogando paus e pedras na polícia. Na ocasião, três policiais que agiram no local alegaram terem sido alvos por parte das duas vítimas, um adolescente e um adulto.

As apurações da PM, contudo, concluíram que os policiais "plantaram" dois revólveres calibre 38 com numeração raspada na cena dos crimes. Um deles se suicidou dias depois na prisão, e os outros dois vão a julgamento por homicídio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página