Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2013 - 08h13

Angra tem em 3 dias mais chuva que todo mês de janeiro de 2012

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL
DE SÃO PAULO

O índice pluviométrico registrado no município de Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro, entre o primeiro dia do ano, quando começou a chover na cidade, e o final da tarde de ontem chegou a 241 mm. O volume já ultrapassa o verificado durante todo o mês de janeiro do ano passado, 208 mm.

Envie seu relato ou imagem da chuva no Rio
Xerém, em Duque de Caxias, tem cenário de destruição
Hospital é parcialmente interditado após chuvas em Angra dos Reis
Morador da região, Zeca Pagodinho ajuda afetados por chuva no RJ
Em 2011, chuva deixou mais de 900 mortos na região serrana do Rio

No balanço da Defesa Civil de Angra, apenas ontem foi registrado um índice pluviométrico de 208 mm. Para as próximas 24 horas, é esperado um volume pluviométrico de 72 mm, o que deixa a população apreensiva.

A prefeitura redobrou a atenção nos principais pontos mapeados pela Defesa Civil como área de risco de deslizamento de terra e pedras, como é o caso dos morros do Carmo e da Carioca. Nesses locais, na virada de 2009 para 2010, ocorreram 21 das 52 mortes registradas na cidade em consequência de desmoronamentos causa dos pelas fortes chuvas.

Chove praticamente ininterruptamente na cidade desde o dia 1º. Desabamentos de terra e alagamentos em bairros e vias públicas deixaram Angra em estado de emergência. O temporal atípico atingiu sobretudo a parte sul da cidade (entre o Frade e o Parque Mambucaba), mas foram registrados incidentes em quase todos os bairros. Nove casas foram destruídas e 38, interditadas, de acordo com o último balanço divulgado.

Durante a madrugada de ontem, 2.380 pessoas, a maioria no morro da Carioca e na localidade de Santa Rita --onde ocorreram os deslizamentos que destruíram as nove casas e levaram à interdição de 38 residências, deixando três pessoas feridas-- receberam mensagem via celular com o aviso de que procurassem local seguro para se abrigar.

CHUVAS

As cidades de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e de Angra dos Reis, no litoral sul do Estado, foram as mais afetadas pelas chuvas que atingem parte do Estado desde a noite de anteontem. Uma pessoa morreu e mais de 3.000 estão fora de casa.

Em Duque de Caxias, o prefeito Alexandre Cardoso, empossado há dois dias, decretou estado de emergência em todo o município. Uma igreja metodista da região recebe e distribui doações de água, comida e roupas. Também é feita a vacinação contra tétano.

As cidades de Petrópolis, Teresópolis e Mangaratiba também foram atingida pelas chuvas. Os três municípios também tiveram rios transbordados, desabamentos e remoção de moradores de áreas de risco.

O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), vai se reunir hoje com o ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional) para discutir medidas emergenciais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página