Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/01/2013 - 08h21

Surto de gripe nos EUA faz governo recomendar cuidados aos turistas

Publicidade

DE SÃO PAULO

O surto de gripe nos Estados Unidos não requer que os brasileiros cancelem viagens para aquele país, informou ontem o Ministério da Saúde. Mas convém tomar alguns cuidados, ressaltou o ministério --especialmente idosos, crianças menores de dois anos, mulheres grávidas e portadores de doenças que afetem a imunidade.

Entre as medidas estão evitar contato com pessoas doentes; levar as mãos com água e sabão ou recorrer ao álcool em gel várias vezes ao dia e proteger tosse e espirro com lenço descartável.

Ainda segundo o informe do ministério, turistas que estejam nos Estados Unidos e apresentarem os sintomas da gripe (febre, tosse e dor de garganta) devem procurar um médico imediatamente, para avaliar a necessidade de uso de medicamentos antivirais.

VACINA

Não é obrigatório se vacinar, de acordo com o ministério. A imunização contra o tipo de gripe que atinge os EUA --Influenza A (H3N2) e Influenza B-- já é feita no Brasil; a última ocorreu na temporada de inverno de 2012.

De todo modo, para quem quiser tomar vacina em clínicas privadas, a orientação é atentar ao prazo de validade.

O consulado dos Estados Unidos em São Paulo disse que, por ora, não há recomendação para viajantes.

SURTO

Os EUA enfrentam uma das piores ondas de gripe dos últimos anos.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, nove das dez regiões americanas tinham "atividade gripal" elevada na semana passada; ao menos 20 crianças morreram em razão da gripe.

No sábado, o Estado de Nova York, com 19 mil casos de gripe neste inverno, liberou farmácias a aplicarem vacinas, o que a lei proibia.

Com agências internacionais

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página