Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2013 - 20h21

Rio colocará 17 mil banheiros químicos nas ruas durante Carnaval

Publicidade

PEDRO SOARES
DO RIO

Para atender ao público dos blocos e bandas durante o pré-carnaval e o Carnaval do Rio, a prefeitura vai colocar nas ruas 17.200 banheiros químicos nos diversos pontos da cidade onde as agremiações se concentram e desfilam.

A previsão é que 900 mil turistas visitem a cidade durante o Carnaval deste ano. Em todo o ano, a cidade recebe quase 9 milhões de visitantes.

Ao todo, 492 blocos estão credenciados. Eles farão 700 desfiles em todo --alguns blocos já começaram a se apresentar desde o começo de janeiro. A maior concentração de blocos é na zona sul da cidade: 148.
Na zona norte, serão 91, número pouco superior aos 91 blocos e bandas do centro da cidade, por onde desfilam os maiores, como o cordão da Bola Preta, no sábado de Carnaval.

Além de banheiros e esquema especial de limpeza, serão realizadas ações no trânsito e nos transportes.
No sábado durante o desfile do Bola Preta e no domingo 17/02, no Monobloco, a estação Cinelândia, no centro, estará aberta apenas para quem já possuir o bilhete comprado antecipadamente. Só estará à venda cartões na estação Carioca.

Os ônibus que fazem a extensão do metrô de superfície não sairão durante o Carnaval da estação General Osório, em Ipanema, bairro por onde desfila um grande número de blocos.

O metrô também terá um horário especial: vai funcionar sem interrupção desde as 5h de sexta-feira até as 23h de terça-feira. Na Quarta-Feira de Cinzas, o horário será ampliado até as 2h.

LIXO

Para evitar o acúmulo de lixo, a Comlurb colocará nas ruas até 1.050 garis por dia. A Prefeitura do Rio classificou os blocos de acordo com o número de foliões. Os da categoria "superbloco" estão Banda de Ipanema, Cordão da Bola Preta, Simpatia é Quase Amor, Bloco da Preta, Afroreggae e Monobloco. Esses contarão com uma quantidade maior de garis e banheiros químicos durante os desfiles.

"Vamos fazer de tudo para dar conforto aos foliões", disse Antonio Pedro Figueira de Melo, secretário de Turismo do Rio e presidente da Riotur.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página