Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2013 - 11h56

Após incêndio, Federal de Santa Maria suspende aulas por uma semana

Publicidade

DE SÃO PAULO

Em nota, a UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) informou, na manhã desta segunda-feira, que permanecerá fechada nesta semana, em respeito às vítimas do incêndio na boate Kiss, de Santa Maria, ocorrido neste domingo (27).

De acordo com a reitoria, pelo menos 101 dos 231 jovens mortos na tragédia eram alunos da universidade. A boate Kiss era uma das principais casas noturnas da cidade e era famosa por receber estudantes universitários.

O incêndio começou durante a madrugada um dos integrantes da banda que se apresentava acendeu um sinalizador --efeito pirotécnico--, que atingiu o teto, que era feito de espuma. Um segurança da casa e o vocalista da banda tentaram apagar o incêndio, afirma o guitarrista, porém o extintor não funcionou.

A direção da boate divulgou uma nota ontem afirmando que a casa estava dentro da normalidade e creditou o incêndio a uma "fatalidade". Ela disse ainda que a situação da casa noturna é "regular" e que tem todos os equipamentos para combater incêndio.

Apesar disso, o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, informou que o plano de combate a incêndio da casa está vencido desde agosto de 2012. Já a Polícia Civil afirmou que a casa estava com o alvará de funcionamento vencido também desde o ano passado, mas estava em processo de renovação.

FATALIDADE

A direção da boate Kiss divulgou uma nota ontem afirmando que a casa estava dentro da normalidade e creditou o incêndio que matou 231 pessoas a uma "fatalidade". A maior parte das vítimas morreu por asfixia e mais de cem pessoas também ficaram feridas.

"Lamentamos sinceramente a extensão da tragédia que excedeu a toda a normalidade e previsibilidade de qualquer atividade empresarial, creditando o terrível acontecimento a uma fatalidade que somente Deus tem condições de levar o consolo e o conforto espiritual que desejamos a todos os familiares e ao povo santa-mariense, gaúcho e brasileiro", diz a nota.

O secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, informou que o plano de combate a incêndio da casa está vencido desde agosto de 2012. Já a Polícia Civil afirmou que a casa estava com o alvará de funcionamento vencido também desde o ano passado, mas estava em processo de renovação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página