Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2013 - 12h36

Senadores do RS acompanham velório de vítimas em Santa Maria

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE SANTA MARIA

Os três senadores que representam o Rio Grande do Sul em Brasília chegaram no final na manhã desta segunda-feira em Santa Maria (323 km de Porto Alegre), onde acontece os velórios das vítimas do incêndio da boate Kiss, que matou 231 pessoas no domingo (27).

Polícia não encontra imagens em sistema de segurança de boate
Ministro da Saúde deve ficar em Santa Maria (RS) até terça
Exército divulga nomes de militares mortos em Santa Maria (RS)
Após incêndio, Federal de Santa Maria suspende aulas por uma semana
Polícia prende dono de boate e integrantes de banda após incêndio

Ana Amélia Lemos (PP), Paulo Paim (PT) e Pedro Simon (PMDB) chegaram por volta das 11h30 no Centro Desportivo Municipal para prestar solidariedade aos familiares das vítimas. O governador do Estado, Tarso Genro (PT), deve chegar ao centro nas próximas horas.

Ontem a presidente Dilma Rousseff declarou luto oficial de três dias pelas vítimas. Ela visitou o ginásio e passou no Hospital da Caridade, onde parte dos feridos foram atendidos.

Dilma participava da cúpula dos países da América Latina com a União Europeia em Santiago, no Chile, mas cancelou sua agenda no país e retornou para o Brasil. Ela chorou ao comentar a tragédia e disse que o povo brasileiro precisa dela.

Em comunicado divulgado ontem, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-primeira-dama Marisa Letícia dizem que o Brasil está triste e de luto com as mortes e deram seus sentimentos às famílias das vítimas. "Nesse momento difícil, expressamos nossa solidariedade aos amigos e familiares das vítimas e à toda a população da cidade, mas em especial aos pais e mães por essas perdas irreparáveis".

Editoria de Arte/Folhapress

INCÊNDIO

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Adelar Vargas, o fogo teria começado na espuma de isolamento acústico, no teto. Um dos integrantes da banda, que se apresentava no local, teria acendido um sinalizador, que atingiu o teto e o fogo se espalhou rapidamente, de acordo com Vargas.

De acordo com o tenente-coronel Moisés da Silva Fuchs, o transporte dos corpos foi realizado por um caminhão da Brigada Militar, devido ao elevado número de de mortos.

A auxiliar de escritório, Michele Pereira, 34, que estava em frente ao palco no momento em que começou o incêndio, confirma que um dos integrantes da banda acendeu um sinalizador no palco.

"A banda que estava no palco começou a usar sinalizadores e, de repente, pararam o show e apontaram [o sinalizador] para cima. Aí o teto começou a pegar fogo, estava bem fraquinho, mas em questão de segundos começou a se alastrar", disse Pereira.

No local, havia apenas uma saída de emergência. Os bombeiros tiveram que abrir um buraco na parede da boate para facilitar o acesso e a retirada das pessoas do local.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página