Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/01/2013 - 17h21

Rio decreta ponto facultativo para desafogar trânsito no Carnaval

Publicidade

DO RIO

O Governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro decretaram ponto facultativo para os servidores públicos na sexta-feira (8) de Carnaval.

'Inchado', Rio veta folia de quase cem blocos de Carnaval nas ruas

A medida tem como objetivo desafogar o trânsito de veículos no centro do Rio, principalmente na avenida Presidente Vargas, uma das principais do bairro e que dá acesso ao Sambódromo. A vias do centro serão interditadas de forma escalonada a partir das 00h de sexta-feira e os bloqueios aumentarão com o passar do Carnaval.

O secretário municipal de Transportes do Rio, Carlos Roberto Osório, recomendou que a população utilize o transporte público para acessar o Centro, principalmente metrô, trens e barcas.

Pela primeira, o metrô do Rio funcionará 24 horas por dia em todos os dias do Carnaval, de sexta à madrugada de terça-feira.

A mudança no trânsito ocorre por conta de modificações no calendário de eventos do Sambódromo. Diferentemente dos anos anteriores, o desfile do grupo de acesso começa na sexta-feira e vai até o sábado. Os bloqueios já estão disponíveis na página da prefeitura na internet.

Os carros alegóricos das escolas de samba trafegam pelo centro e ficam posicionados na avenida Presidente Vargas antes de entrar na passarela. A ideia é que não haja carros de passeio onde os equipamentos estiverem posicionados.

Os bloqueios começarão no centro e se estenderão até a região da rodoviária. Serão destacados 650 agentes de trânsito, 20 reboques, 80 motocicletas e 60 veículos operacionais. O esquema especial foi apresentado hoje pelos secretários de Transporte e pelo secretário de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Melo.

"Nosso objetivo é que o carioca evite o Centro do Rio a partir da sexta-feira e utilize o transporte público para ir ao Sambódromo", disse Antônio Pedro.

TRANSPORTE PÚBLICO

A principal novidade são dois pontos de táxis exclusivos para saída do Sambódromo. A prefeitura estipulou um preço fixo para as corridas e os valores estarão fixados em cartazes dentro da passarela do samba e nos locais de embarque. Na próxima quinta-feira (31), serão publicados os valores das corridas no Diário Oficial do município. O objetivo é evitar que táxis cobrem preços abusivos por viagens.

A prefeitura montou também um esquema de pontos de ônibus, semelhante ao utilizado no réveillon de Copacabana. Serão cinco pontos de ônibus com linhas para os principais pontos da cidade.

"A nossa ideia é que as pessoas usem o transporte público para ir e voltar do Sambódromo. Estamos montando um esquema especial para que a pessoas realmente não usem o carro particular para chegar à festa", disse Osório. (LUCAS VETTORAZZO)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página