Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/02/2013 - 12h13

Kiss passa por nova perícia para determinar onde começou incêndio

Publicidade

ENVIADO ESPECIAL A SANTA MARIA

Cinco peritos do IGP (Instituto Geral de Perícias) do Rio Grande do Sul estiveram na boate kiss, no centro de Santa Maria, na manhã desta terça-feira, para coletar mais materiais para análise e determinar, entre outras coisas, o local exato do início do incêndio que matou mais de 230 pessoas.

Veja lista completa de mortos no incêndio
Veja imagens da boate Kiss após incêndio no RS
Dono da boate Kiss deve deixar hospital hoje e ir para prisão
Kiss fez cadastro indevido para plano de prevenção de incêndio
Loja de colchão vendeu espuma usada em teto de boate Kiss
Fumaça levou, no máximo, cinco minutos para tomar boate

Entre os peritos estavam especialistas na área química, elétrica e de engenharia civil. Eles chegaram por volta das 7h e deixaram o prédio às 11h40. Para fazer os trabalhos dentro da boate, os técnicos tiveram que usar um gerador. Essa foi a terceira e está prevista para ser a última perícia no local.

Ontem, o vendedor Flávio Boeira, que trabalha em uma loja de colchões, afirmou que vendeu 12 lâminas de espuma de poliuretano para a Kiss. Segundo a polícia, o material revestia parte do teto e das paredes da boate e pode ter sido o ponto inicial do fogo.

Também ontem, um parecer técnico do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) do Rio Grande do Sul apontou que a boate usou de maneira indevida um sistema simplificado de registro de planos de prevenção contra incêndio junto ao Corpo de Bombeiros do Estado.

De acordo com o relatório, a direção da casa noturna obteve um alvará de prevenção, em 2009, não assinado por um profissional especificado como responsável técnico. O parecer do conselho aponta ainda que um acúmulo de falhas contribuíram para o número de mortes.

INCÊNDIO

O incêndio aconteceu na madrugada de domingo (27) na boate Kiss, localizada no centro de Santa Maria (RS). O local é famoso por receber estudantes universitários. Ao todo, 237 pessoas morreram e outras 97 permanecem internadas.

O fogo teria começado na espuma de isolamento acústico da boate, após um integrante da banda Gurizada Fandangueira manipular um sinalizador. Faíscas atingiram o teto e iniciou as chamas. O guitarrista da banda afirmou que o extintor de incêndio não funcionou.

Editoria de Arte/Folhapress
Conheça as principais falhas da tragédia que deixou mais de 200 mortos e 100 feridos em Santa Maria, no RS
Conheça as principais falhas da tragédia que deixou mais de 200 mortos e 100 feridos em Santa Maria, no RS
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página