Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2013 - 20h09

Consulado dos EUA em São Paulo dobra atendimento após reforma

Publicidade

DE SÃO PAULO

Agora tirar o visto para os Estados Unidos ficou mais rápido. O consulado do país em São Paulo passou por uma reforma interna e quase dobrou sua capacidade de atendimento, que pode chegar a 6 mil por dia.
Ano passado, a média foi de 3,5 mil solicitantes de visto atendidos diariamente.

A reforma faz parte de um projeto de expansão do consulado, dada a crescente demanda de brasileiros requerendo vistos para o país. Em 2012, foram processados mais de 1 milhão de vistos no Brasil, sendo mais da metade no escritório de São Paulo.

Levando em conta todos os vistos americanos de não imigrantes processados ano passado, o recorde está entre os brasileiros, somando 10%.

AMPLIAÇÃO

A nova área no setor de vistos foi inaugurada anteontem, mas a obra ainda não está concluída. Ainda falta a construção de uma cobertura para a área externa. O consulado americano também promete aumentar o número de detectores de metal para deixar mais ágil a entrada dos solicitantes à área de entrevista, o que diminuiria o tamanho das filas.

O quadro de funcionários americanos no consulado dobrou, agora são 50, além dos 70 brasileiros. Além disso, os 20 guichês de entrevistas também foram ampliados e passaram a ser 25. No total, o investimento será em torno de US$ 5 milhões.

Durante a cerimônia de inauguração, a secretária adjunta para Assuntos Consulares, Janice Jacobs, informou sobre a abertura de mais dois consulados no Brasil, um em Porto Alegre e o outro em Belo Horizonte. As inaugurações estão prevista para 2014.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página