Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2013 - 05h30

Mesmo favorável, Alckmin não deve apoiar inspeção na Grande SP

Publicidade

DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse ontem ser favorável à ampliação da inspeção veicular só para regiões metropolitanas, mas não deve, segundo aliados, usar sua influência na Assembleia para levar o tema adiante.

Alckmin diz ser favorável a inspeção veicular em região metropolitana
Haddad pressiona Alckmin a criar inspeção veicular em todo Estado
Haddad recua e adia 'alívio' na inspeção veicular em São Paulo

Anteontem, o prefeito Fernando Haddad (PT) cobrou a implantação da vistoria no Estado ou, ao menos, para a Grande São Paulo, sob o argumento de que veículos estão sendo registrados fora da capital paulista para fugir do teste --o que faz a cidade perder receita de IPVA.

A declaração gerou desconforto no Palácio dos Bandeirantes, que viu na fala de Haddad uma tentativa de arrastar o governo do Estado para uma pauta impopular.

Na eleição, em 2011, o petista prometeu extinguir a taxa da inspeção. Eleito, formatou proposta que prevê o reembolso do valor para quem tiver o veículo aprovado.

Ontem, o prefeito e o governador patrocinaram encontro com deputados federais. Antes do evento, Haddad teve uma audiência privada com Alckmin, na qual tentou aparar arestas.

Segundo pessoas que presenciaram a conversa, o prefeito disse que não tinha intenção de pressionar ou cobrar o governo estadual.

Joel Silva/Folhapress
Funcionário faz inspeção veicular em carro no pátio da Controlar em SP; Alckmin não deve apoiar ampliação
Funcionário faz inspeção veicular em carro no pátio da Controlar em SP; Alckmin não deve apoiar ampliação

Haddad salientou que a ideia era "ampliar o debate" e dar luz à perda na arrecadação de IPVA, calculada pela prefeitura em R$ 1 bilhão para os próximos quatro anos.

Questionado pela Folha se havia tratado da ampliação da inspeção com Alckmin, Haddad disse não ter nenhuma divergência com o governador quanto ao mérito da inspeção. "Essa divergência foi criada. Todo mundo é a favor da inspeção", afirmou.

Alckmin disse ser favorável ao tema, mas salientou ser preciso "debater o assunto na Assembleia", onde desde 2009 tramita, sem andamento significativo, um projeto que aborda o tema, do ex-governador José Serra (PSDB).

"Trabalhamos no macro, que é aumentar transporte elétrico --metrô e trem--, melhorar a qualidade do combustível e tirar caminhão da cidade, com o Rodoanel."

"A questão do veículo [inspeção], somos favoráveis, mas é preciso debater na Assembleia a abrangência e a melhor maneira de fazer."

A avaliação é que o tema enfrenta resistência dos deputados, por ser impopular. A ideia é deixar a proposta tramitar "naturalmente".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página