Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/02/2013 - 10h55

Voluntários arrecadam doações a vítimas da chuva no litoral de SP

Publicidade

RICARDO HIAR
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM SÃO SEBASTIÃO

Os problemas causados pelas fortes chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo na noite de sexta-feira (22) mobilizaram moradores do bairro Boiçucanga, em São Sebastião (a 192 km da capital), durante todo o sábado (23).

'A água passava com força', diz homem que salvou mulher
Chuvas fortes deixam rastro de destruição em São Sebastião
Morta na Imigrantes, gerente tinha ido almoçar no litoral
Após retirada da lama, pista norte da Imigrantes é liberada
Vítimas de deslizamento na Imigrantes serão indenizadas
Prefeita de Cubatão diz que 445 famílias 'perderam tudo' com chuva

Cláudia Passos, 30, e outros cerca de 300 voluntários se dividiram para buscar ajuda. Enquanto uns foram a pousadas e hotéis pedir roupa de cama e colchões, outros pediam alimentos e roupas em redes sociais.

"A comunidade se sensibilizou e muita gente está ajudando", disse Passos.

O ginásio de esportes local virou ponto de arrecadação de donativos. Alimentos, água potável, roupas e calçados, aos poucos, encheram a quadra e as arquibancadas do ginásio. A Prefeitura de São Sebastião não informou o total arrecadado.

De acordo com o Departamento Municipal de Desenvolvimento Humano, cerca de 80 famílias foram cadastradas e receberam doações.

Uma das beneficiadas foi a dona de casa Ana Maria da Silva, 43. "Não vai ser fácil se recuperar de tudo isso, mas foi bom que estamos, pelo menos, conseguindo essa ajuda rápida. Assim já vamos ter o que comer e como dormir a partir de agora", disse.

Neste domingo, assistentes sociais da prefeitura devem visitar os moradores cadastrados para identificar as necessidades deles.

CHUVAS

Segundo a Defesa Civil de São Sebastião, 377 imóveis foram atingidos pelas chuvas e 176 pessoas tiveram que deixar suas casas na noite de sexta-feira.

Pontes de madeira que dão acesso a bairros isolados de São Sebastião foram destruídas. Pelas ruas era possível encontrar eletrodomésticos, roupas e uma infinidade de objetos carregados pela água. A chuva arrastou ainda motocicletas e carros. Animais morreram afogados.

Além de São Sebastião, as chuvas provocaram estragos ainda em Santos, Guarujá, São Vicente, Bertioga, Ubatuba e Cubatão. Rodovias de acesso ao litoral tiveram deslizamentos de terra. O caso mais grave, no entanto, ocorreu na Imigrantes, onde uma queda de barreira matou uma mulher e atingiu 24 veículos.

Após o acidente, a Imigrantes ficou totalmente interditada no km 52, sentido São Paulo da tarde de sexta-feira (22) até o fim da noite de ontem.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página