Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2013 - 20h06

Seca chega ao Recife e faz capital começar racionamento

Publicidade

DANIEL CARVALHO
DO RECIFE

A seca que até agora atingia o interior de Pernambuco chegou à capital do Estado. Desde o início desta sexta-feira (1º), 82 dos 94 bairros do Recife estão com racionamento de água.

A medida atinge inclusive bairros nobres, como Boa Viagem. Haverá rodízio para que as torneiras tenham 20 horas com água e 28 horas sem. Os bairros foram divididos em dois grupos que se alternam no rodízio.

O racionamento deve durar três meses --a expectativa é que as chuvas se regularizem em maio. A previsão evitou o temor na rede hoteleira que, em junho, espera receber 16 mil turistas só no Recife para a Copa das Confederações.

"A gente sabe que é momentâneo para não deixar faltar totalmente", diz o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco, Eduardo Costa Cavalcanti.

O primeiro dia de rodízio já sobrecarregou quem trabalha com caminhão-pipa. A empresária Angela Souza diz que a procura aumentou 30% nesta sexta-feira.

Sem condições de atender a demanda extra, ela está recusando clientes. "Ou deixo o telefone tocar ou digo não."

RESERVATÓRIOS

De acordo a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, a mudança no calendário de abastecimento é decorrente do pouco volume das barragens que atendem a região metropolitana. "Perdemos 40% dos nossos reservatórios", diz o secretário Almir Cirilo.

Desde novembro o governo transfere água entre as barragens para evitar o racionamento. Mas a situação chegou ao limite em fevereiro, quando choveu apenas 30% do esperado.

Pirapama, principal reservatório da Grande Recife, por exemplo, está com 19% da sua capacidade. O reservatório pode reter até 61 milhões de metros cúbicos de água, mas na quinta-feira (28) contava com 12 milhões.

O governo estadual diz que, até a Copa-2014, a capacidade de fornecimento de água para a região metropolitana passará de 15 mil litros por segundo para 22 mil litros por segundo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página