Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/03/2013 - 21h07

Rio aprova selo de segurança contra incêndio em espaços públicos

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

Foi aprovado ontem pela Alerj (Assembleia Legislativa do Rio) um projeto de lei que estabelece um selo obrigatório de segurança contra incêndio e pânico em espaços públicos, edificações e estabelecimentos de modo geral. A proposta deve retornar à votação até o início de abril, para que possa ser submetida ao governador, Sérgio Cabral (PMDB).

O projeto que cria o selo de cumprimento do Coscip (Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico) é do deputado José Luiz Nanci (PPS), que disse nesta quarta-feira que a fiscalização para que as edificações possam receber o selo de segurança deverá ser efetuada pelo Corpo de Bombeiros.

"O selo poderá ser exposto ao público para que as pessoas se sintam seguras no ambiente onde estão. Ele poderá garantir ao povo que ali existe extintor funcionando, pessoas capacitadas para lidar com aquele extintor, extintores para tipos específicos de incêndio, e também garantir que haja portas de emergência", avaliou.

Uma vez comprovado o cumprimento das normas de segurança contra incêndio e pânico exigidas pelos bombeiros, o estabelecimento ganhará o selo. "Como se fosse um alvará", comparou Nanci. O selo deverá ficar em lugar visível para as pessoas que frequentam o local.

O selo terá validade de dois anos. Findo esse prazo, terá de ser feita outra inspeção para que o local ganhe um novo selo de segurança, explicou.

Segundo o deputado, o código existe desde 1976, mas não é cumprido. A medida evitaria a ocorrência de tragédias como a registrada na boate Kiss, em Santa Maria (RS), em janeiro deste ano, na qual morreram mais de 240 pessoas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página