Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2013 - 21h10

Falta de escoramento causou queda de muro em Sorocaba, diz perícia

Publicidade

MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS

A falta de escoramento ou pontos de apoio nos muros da obra de um shopping em Sorocaba (99 km de São Paulo) foi indicada como um dos fatores para o desabamento que matou sete pessoas, em dezembro do ano passado. A conclusão é do laudo técnico da Polícia Civil, concluído na quarta-feira (13).

Construtora vai escorar muro que caiu em Sorocaba (SP)
Muro que desabou em Sorocaba (SP) não tinha vigas de apoio
Muro que desabou em Sorocaba não tinha fiscalização preventiva

Na noite de 20 de dezembro, durante um temporal, o muro de quase dez metros de altura caiu em cima de quatro carros e uma moto que estavam parados no trânsito. Sete pessoas que estavam nos veículos morreram.

O muro era parte de uma fábrica de tecidos desativada e em obras para a construção do shopping. A construção chegou a ser interditada, mas foi liberada em janeiro após o escoramento de todo o contorno da obra.

Vídeo

Segundo a delegada responsável pelo caso, Daniela Lara de Góes, o laudo aponta cinco fatores que, juntos, causaram a queda do muro. Dois deles são a idade da estrutura, que tem mais de cem anos e é tombada pelo patrimônio histórico, e a desmontagem do telhado e retirada do ponto de apoio das paredes.

Também entram na lista a vibração causada pela própria obra e pelo movimento de veículos, questões climáticas e a ausência de escoramento das paredes.

"O perito indica que, pelas normas de segurança de construção, deveria ter sido feito um estudo prévio de estabilidade dessas paredes antes da desmontagem do telhado", afirma a delegada.

Góes diz que pediu uma cópia do estudo para a construtora, juntamente com os demais projetos de fundação, mas os documentos não foram apresentados.

Nas próximas semanas, a delegada pretende ouvir engenheiros e técnicos da construtora e também das empresas terceirizadas para alguns serviços na obra, como a própria retirada do telhado. "Talvez ainda haja necessidade de um laudo confrontando as versões da perícia e da construtora", disse.

A delegada também diz que irá investigar se a prefeitura deixou de exigir documentos para autorizar a obra.

OUTRO LADO

Em nota, a construtora responsável pela obra do shopping, Fonseca e Mercadante, afirmou que discorda das conclusões dos peritos, "não obstante a expertise" dos profissionais.

"Temos plena confiança da correção de todas as medidas tomadas desde o início das obras", segue o texto, concluindo que a empresa está à disposição das autoridades competentes para os esclarecimentos necessários.

Questionada sobre a falta de entrega do documento sobre estudos realizados para a obra, a construtora não respondeu até a o início da noite desta quinta-feira (14).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página