Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/04/2013 - 16h49

Após estupro em van, Cabral diz que violência contra mulher não é comum no Rio

Publicidade

MARIANA SALLOWICZ
DO RIO

O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), disse nesta terça-feira que o estupro da americana de 21 anos numa van foi "uma atrocidade", mas ressaltou que a violência contra a mulher não é uma prática comum no Brasil nem no Rio.

Turista estuprada em van foi oferecida a traficante, diz polícia
Promotoria denuncia suspeitos de estuprar turista em van
Polícia apreende adolescente acusado de participar de estupro
Polícia apura novo caso de estupro em transporte coletivo do Rio
Jornais internacionais repercutem estupro de turista no Rio

Ele falou após a abertura do "Government Leaders Forum", evento organizado pela Microsoft entre hoje e amanhã, na capital fluminense. Também participaram da abertura do fórum o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), e o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB).

"Foi um absurdo. Nossa polícia agiu rapidamente prendendo os responsáveis, demonstrando que aqui não há impunidade", disse.

Segundo ele, a imprensa internacional destacou "com muita responsabilidade [que a violência contra a mulher não é comum no Rio]".

Cabral afirmou que a violência em geral vem caindo. "Nós reduzimos a relação de homicídios por habitantes. Quando assumimos, eram 43 homicídios por 100 mil habitantes, hoje são 23, 22. No Rio [cidade], é até menos do que 20."

Para ele, a redução da violência tem permitido o crescimento do Rio. "Não é a toa que o Rio vive esse momento tão pujante, com eventos internacionais, de grandes investimentos nacionais e estrangeiros na cidade e em todo o Estado. Isso não vem de graça, vem porque houve um trabalho. Sem segurança todo o resto fica comprometido."

O governador informou também que serão inauguradas duas novas unidades de polícia pacificadora na próxima sexta-feira, uma na Barreira do Vasco (zona norte) e a outra no Caju (também na zona norte).

DEPOIMENTO

Na tarde desta terça-feira, o namorado da americana, que estava dentro da van e foi agredido pelos suspeitos, presta depoimento na 32ª Vara Criminal, sede do Tribunal de Justiça, no centro do Rio.

Ele fez o reconhecimento dos suspeitos e planeja retornar à França amanhã.

Um dos suspeitos presos, Walace Aparecido Souza da Silva, 21, negou hoje ter participado do episódio. Outros dois, Jonathan Froudakis e Carlos Armando Costa, confessaram o crime.

O quarto suspeito, de 13 anos, foi apreendido no fim de semana e permanece na 2ª Vara da Infância e Adolescência. Em depoimento, ele disse que agrediu, mas não estuprou a turista americana.

A jovem reconheceu os suspeitos na Deat (Delegacia Especial de Atendimento ao Turista), prestou depoimento e retornou para os Estados Unidos na última semana.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página