Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2013 - 00h02

Hermínio da Silveira (1938-2013) - Dentista, médico, pedagogo, professor etc.

Publicidade

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Hermínio da Silveira formou-se em odontologia. E em medicina. E em pedagogia, jornalismo, teologia e filosofia. Ele se dedicou à educação, como lembra a mulher, Mariusa, advogada. Até um centro universitário fundou.

Nascido em Alegre (ES), foi registrado no Rio, para onde se mudou com os pais ainda criança. O pai foi funcionário do Ministério da Educação, e a mãe trabalhou no Clube Naval, como massoterapeuta.

De família evangélica, começou a frequentar a Igreja Presbiteriana do Rio ainda pequeno. Lá, nas conversas com o reverendo, que era dentista, resolveu estudar odonto.

Serviu um ano na Marinha e quatro na Aeronáutica. Chegou a dar aulas de português e ciências para soldados e, já no Exército, mudou-se para o Acre, onde conheceu a mulher. Casaram-se em 1965 e logo se mudaram para o Rio.

Mariusa lembra que Hermínio era muito ativo. Atuou um tempo como dentista e como médico da Santa Casa. Escreveu cinco livros sobre medicina, psicologia e religião.

Em 1974, criou um curso que deu origem ao atual centro universitário IBMR. Foi diretor por 35 anos, reitor e chanceler da instituição desde que ela fez parceria com a Laureate International Universities. Ensinou ética e deontologia.

Seu sonho era fazer da universidade uma instituição de destaque, segundo a mulher.
Era brincalhão e gostava de cantar, dançar e batucar. Tinha espírito de carioca, como diz Mariusa. Vascaíno, foi vice-presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio.

Teve um câncer. Morreu no sábado (6), aos 74 anos, após sofrer uma parada cardíaca. Deixa um filho e dois netos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

TV Smart TV Smart HDMI, LED, Full HD a partir de R$ 999,99

Refrigerador Refrigerador Side By Side, Duplex, Frost Free a partir de R$ 849,00

Home Theater | Tênis | Mais...

Voltar ao topo da página