Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2013 - 16h35

Governo quer criar 'universidade das artes' no eixo Rio-SP

Publicidade

TAI NALON
DE BRASÍLIA

O governo federal, numa parceria entre Ministério da Educação e Ministério da Cultura, quer criar uma "universidade das artes" no eixo Rio-São Paulo para abrigar cursos e pesquisas relacionados à economia criativa.

Segundo o ministro Aloizio Mercadante (Educação), o governo estuda usar as instalações de uma antiga fazenda de café no município de Vassouras (RJ), no Vale do Paraíba, para a universidade. Foi criado um grupo de trabalho interministerial para a elaboração do projeto, que está analisando as possíveis dependências da universidade e ainda não tem prazo para ser finalizado.

"Foi mencionada uma área que antigamente foi uma universidade, foi um projeto de educação de artes cênicas no anos 70 e 80 e é uma área grande, que está na Funarte. São 32 mil metros quadrados, tem 400 quartos, é uma antiga fazenda de café e está a 100 quilômetros de distância do Rio de Janeiro", disse Mercadante.

O ministro citou também a possibilidade de tornar a antiga área do Cassino da Urca, na zona sul do Rio de Janeiro, sede da universidade. O prédio foi reformado, mas permenece desocupado devido a disputas judiciais com a associação de moradores do bairro.

A ideia, segundo o ministro, é priorizar a proximidade dos grandes centros para facilitar eventuais palestras e aulas de artistas internacionais que frequentam o eixo Rio-São Paulo. A capital paulista também não está descartada do projeto da universidade.

"Vamos ver todas a áreas possíveis para ver qual é a melhor área. Mas o MEC vai criar uma universidade das artes para música, dança, teatro, cinema, poesia. Para estimular a formação de talentos nessa área da economia criativa, que é uma área que gera muito emprego, que trai turismo e qualidade de vida", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página