Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/04/2013 - 11h23

Sindicato quer entrar com mandado contra proibição de vans no Rio

Publicidade

LUCAS VETTORAZZO
DO RIO

O Sindicato das Vans do Rio (SindVansRio) entrará com mandado de segurança para tentar evitar a decisão da Prefeitura do Rio de proibir a circulação de vans na zona sul da capital fluminense. A informação foi confirmada à Folha pelo diretor jurídico do sindicato, Guilherme Piserra.

Prefeitura do Rio proíbe vans em parte da zona sul
Sindicato critica veto à circulação de vans na zona sul do Rio

Piserra afirmou que o sindicato ainda não se decidiu sobre a possibilidade de a categoria fazer uma manifestação semelhante à ocorrida em agosto do ano passado, quando uma carreata de vans levou o caos à cidade, paralisando o trânsito desde o início da manhã.

Até o momento, informou Piserra, a única agenda confirmada é uma reunião de representantes do sindicato na Câmara dos Vereadores do Rio, no próximo dia 29, durante sessão da comissão criada na semana passada para discutir o transporte alternativo. Piserra calcula que 100 mil passageiros utilizem o serviços de vans diariamente na zona sul carioca.

Segundo decreto do prefeito do Rio, Eduardo Paes, publicado na quinta-feira (11) no "Diário Oficial" do município, as vans não poderão mais circular na zona sul da cidade a partir de segunda-feira (15), no bairros de Botafogo, Humaitá, Urca, Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Jardim Botânico, Gávea e São Conrado.

Segundo o prefeito, só serão permitidas na zona sul duas linhas, que ainda não foram licitadas, que ligam a favela do Vidigal e a Rocinha, no Leblon e em São Conrado respectivamente, ao Jardim de Alah, que fica na divisa entre Ipanema e Leblon.

A medida acontece após uma turista americana ser estuprada dentro de uma van de transporte coletivo no fim do mês passado. Entre os suspeitos de ter praticado o crime estão o motorista e o cobrador do veículo. Ele teriam pedido que todos os passageiros descessem, com exceção da jovem e seu namorado, que foi agredido.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página