Redução de velocidade máxima não aumenta lentidão, diz CET
Estudo inédito da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) paulistana aponta que, quando o motorista diminui a velocidade máxima em uma via com trânsito intenso, os congestionamentos não aumentam.
A informação é da reportagem de Vanessa Correa e Cristina Moreno de Castro publicada na edição deste sábado da Folha. A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
A companhia analisou a redução da velocidade máxima da avenida 23 de Maio, de 80 km/h para 70 km/h, ocorrida em 2010, e concluiu que a quantidade média de carros que passam na via por hora praticamente não se alterou.
Em 2009, cerca de 10.530/h veículos passavam na pista sentido centro-bairro. Em 2010, passaram 10.358/h veículos no mesmo sentido.
É que quanto mais rápido um carro anda, maior a distância que ele tem que guardar do veículo à frente. Portanto, quanto maior a velocidade, mais espaço cada carro vai ocupar na via.
Segundo dados da CET, na 23 de Maio, os acidentes caíram 27% no primeiro ano.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
Redução do limite de velocidade tem pouco impacto no trânsito, diz CET |
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