Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Governo recua e libera marginal e Paulista para manifestantes

Publicidade

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella Vieira, recuou e afirmou que não impedirá os manifestantes de chegarem à avenida Paulista ou à marginal Pinheiros durante protesto contra o aumento da tarifa do transporte público marcado para hoje, às 17h, no largo da Batata.

Enquete: O movimento Passe Livre vai conseguir reduzir o preço das tarifas?

Ainda de acordo com o secretário, a Polícia Militar não estará armada com balas de borracha. "É um compromisso nosso que as tropas não estarão municiadas com balas de borracha", disse.

No entanto, ainda segundo Grella, "a Tropa de Choque vai estar à disposição, como sempre esteve".

O acordo só foi possível após as lideranças do movimento concordarem com o acompanhamento de oficiais da PM durante todo o trajeto.

A decisão foi tomada durante reunião na manhã desta segunda. Também compareceram o comandante-geral da Polícia Militar, coronel da Benedito Roberto Meira, e o delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Maurício Blazeck.

Horas antes, em entrevista coletiva, os membros do MPL já haviam informado que o trajeto não seria decidido na reunião. "Nós não sabemos qual vai ser o trajeto. Ele surge na hora, depende do número de pessoas e dos grupos presentes", afirmou um dos integrantes do movimento.

O movimento disse, no entanto, que os protestos não vão parar enquanto o aumento da tarifa não for revogado pela prefeitura e pelo governo do Estado.

"As pessoas pessoas estão exigindo uma pauta única, clara e específica, que é a revogação do aumento. Negociar algo diferente do que a população quer seria uma traição", disse Caio Martins, 19, estudante de história da USP e membro do Movimento Passe Livre.

O movimento disse que convidou o prefeito Fernando Haddad (PT) para debater o reajuste na quarta-feira (19), às 10h, na sede do Sindicato do Jornalistas.

Apesar de terem confirmado presença na reunião extraordinária do Conselho da Cidade marcada para amanhã, os integrantes afirmam que o encontro não é o espaço ideal para discutir o aumento. O conselho é um órgão consultivo criado pelo prefeito neste ano e reúne 136 membros de movimentos sociais, entidades de classe, empresários, entre outros.

"A gente agradece o convite, mas entende que esse espaço não é adequado para negociação", disse Érica de Oliveira, do MPL.

CONFRONTO

Na última quinta-feira (13), o confronto entre manifestantes e PMs começou quando a polícia tentou impedir o grupo de prosseguir a passeata contra o aumento dos ônibus pela rua da Consolação e chegar à avenida Paulista, uma das vias mais importantes da cidade e que dá acesso a diversos hospitais. Com isso, houve bombas de gás lacrimogêneo e tiros de borracha disparados contra os manifestantes, que atiravam pedras e outros objetos.

Na sexta-feira (7), o segundo dia de protestos, os manifestantes fecharam a pista local da marginal Pinheiros, na zona oeste de São Paulo por volta das 19h20. Policiais que acompanhavam os manifestantes usaram bombas de gás lacrimogênio e tiros de borrachas para dispersar os cerca de 800 manifestantes.

O grupo havia se concentrado na avenida Faria Lima e seguiu pela avenida Eusébio Matoso até a marginal Pinheiros, onde bloquearam as pistas expressa e local no sentido Castello Branco.

No primeiro dia de protestos (6), os manifestantes chegaram a bloquear a avenida Paulista. Para conter o movimento, a PM usou gás lacrimogênio e tiros de bala de borracha para reprimir a manifestação, o que provocou correria. A Força Tática esteve no local. Os organizadores apontam que ao menos 30 pessoas ficaram feridas.

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Envie sua notícia

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Manual Antidrogas
Manual Antidrogas
Gustavo Teixeira
De:
Por:
Comprar
Cidadania Insurgente
Cidadania Insurgente
James Holston
De:
Por:
Comprar
A Maldade Humana: Como Detonar uma Pessoa no Facebook
A Maldade Humana: Como Detonar uma Pessoa no Facebook
Beatriz Breves e Virgínia Sampaio
De:
Por:
Comprar
Adeus, Aposentadoria
Adeus, Aposentadoria
Gustavo Cerbasi
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade

Folha Shop

Geladeiras Geladeiras Frost Free, Duplex, a partir de R$ 862,20

TV TV LED, 3D, FULL HD e Smart a partir de R$ 399,90

Home Theater | Tênis | Mais...

Voltar ao topo da página