Prefeitura de SP estuda proibir táxi nos corredores de ônibus
O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, disse nesta quarta-feira (25) que estão sendo realizados estudos que podem levar à proibição da circulação de táxis nos corredores de ônibus de São Paulo.
Atualmente, os táxis com passageiros são autorizados em nove corredores exclusivos à esquerda das vias, em qualquer horário. A autorização, por portaria, vigora até setembro de 2014, mas pode ser revogada antes.
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Operadores e técnicos da SPTrans (empresa que gerencia o transporte) dizem que os táxis prejudicam o desempenho dos corredores. Nos picos, até 300 táxis chegam usar o corredor da avenida Rebouças, por exemplo, em uma hora.
"Tem um estudo de 2011 feito pela SPTrans que já apontava que realmente atrapalha a operação dos ônibus a entrada do táxi nos corredores. Nós estamos priorizando a implantação das faixas exclusivas, mas uma das possibilidade é refazer esses estudos para verificar o quanto [o táxi] atrapalha", disse Tatto.
Apesar do estudo citado pelo secretário, a gestão Gilberto Kassab (PSD) decidiu renovar a autorização, que existe desde 2005.
Tatto reforçou que a proibição dos táxis é apenas uma possibilidade. O secretário disse que estão sendo estudados todos os fatores que atrapalham os corredores, como o excesso de linhas e a programação dos semáforos.
"Tudo isso estamos levantando para tomar medidas mais pra frente, mas não há decisão em relação a tirar os táxis dos corredores neste momento", afirmou. Ele disse que o estudo está sendo feito no corredor Pirituba-Lapa-Centro, que será o primeiro a ser reorganizado pela gestão --a ideia é reduzir de 35 para 10 o número de linhas que passam pelo corredor.
Taxistas são contra a proibição e inclusive pleiteiam que a circulação seja liberada nas faixas exclusivas à direita implantadas pela gestão Fernando Haddad (PT).
Hoje, durante a segunda reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, presidida por Tatto, outros setores também reivindicaram a circulação pelas faixas exclusivas.
O secretário disse ter recebido pedidos semelhantes de mais de 15 setores, do transporte escolar à carros funerários, mas afirmou que não pode atendê-los porque outros veículos obstruem as faixas e atrapalham os ônibus.
"Faixa exclusiva de ônibus é pra ônibus. Quem quiser entrar na faixa, que entre no ônibus. Isso é no mundo todo, não estou inventando nada aqui", afirmou.
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