Após 3h, linha 9-esmeralda da CPTM volta a operar normalmente em SP
Após mais de três horas, a operação dos trens da linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) foi normalizada em São Paulo. De acordo com a companhia, uma falha elétrica prejudicou a circulação em toda a linha durante a manhã desta quarta-feira.
A pane começou às 7h10 quando todos os trens deixaram de circular tanto no sentido Osasco quanto no sentido Grajaú. Pouco depois, as composições começaram a operar por via única o que atrasou a viagem de muitas pessoas. Alguns usuários chegaram a ficar mais de 30 minutos parados dentro das composições por conta da passagem dos trens em via única.
A analista de marketing sênior, Marta Celestino, 38, é usuária da linha 9-esmeralda. Ela utiliza o trem para chegar até a região da avenida Luís Carlos Berrini, onde trabalha.
Por meio de redes sociais ela ficou sabendo da falha e optou por descer na estação Pinheiros e ir para o trabalho de táxi. "Meu trajeto passa linha vermelha, linha amarela do metrô e CPTM pra descer na Berrini, que é onde trabalho. Graças ao Twitter e mensagens de amigos eu desci em Pinheiros e dividi um táxi com outras pessoas que eu nem conhecia", disse.
"Paguei passagem de R$ 3 mais R$ 23 de táxi. Foram 40 minutos de atraso, os quais terei que compensar", completou Marta Celestino.
A assistente administrativa Renata Marsoli, 37, demorou mais de uma hora só para embarcar na estação Osasco da linha 9-esmeralda.
"Em Osasco, cheguei às 9h e peguei [o trem] às 10h. Ai ele só foi começar a andar de verdade às 10h15. Entre as estações Hebraica e Cidade Jardim ele voltou a ficar parado por 10 minutos. Cheguei no trabalho na Vila Olímpia às 11h05", disse.
Para ela, a situação foi constrangedora. "Foi realmente humilhante essa é a palavra certa. A estação de Osasco lotada e o pior é que não vem a informação correta", afirmou.
O problema na linha 9-esmeralda só foi solucionado às 10h35. Mesmo assim, às 11h o tempo de viagem ainda era maior que o normal relataram usuários por meio de redes sociais.
Durante a pane, a Folha flagrou muitos usuários descendo nos trilhos da estação Hebraica e caminhando até a estação Pinheiros. O clima entre os passageiros era de revolta.
Por conta do problema, o Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) foi acionado para atender os passageiros entre as estações Rebouças e Jaguaré. Segundo a SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal), foram acionados 40 ônibus para atender os usuários gratuitamente.
O Paese foi encerrado às 10h50.
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