Psicólogo vítima de novo golpe de cartão recebe estorno de R$ 35 mil
Danilo Verpa/Folhapress | ||
O psicólogo Mário Milanello, vítima de novo golpe do cartão de crédito, conseguiu estorno de R$ 35 mil |
O psicólogo Mário Milanello, 53, que foi vítima de uma nova modalidade de golpe do cartão de crédito, teve os R$ 34,8 mil gastos pelos criminosos estornados pelo banco Itaú.
Após reportagem da Folha, o banco procurou o cliente para informar que o valor gasto pelos criminosos seriam estornados da fatura dos cartões e o ressarcimento de R$ 200 sacados de sua conta corrente.
O golpe, popular em São Paulo, foi sofisticado por criminosos a ponto de não precisarem mais da senha do cartão. Nem sequer a requisitam. Além disso, conseguem interceptar a ligação das vítimas para o número da central do banco.
O golpe funciona assim: criminosos ligam para clientes de bancos dizendo que o cartão de crédito deles foi clonado. Munidos de informações verdadeiras da vítima, pedem que ela entregue o dispositivo quebrado ao meio para um motoboy. Milanello foi vítima do golpe em 14 de abril. Naquele dia, os criminosos gastaram quase R$ 35 mil em dois cartões de crédito dele.
O advogado Alexandre Berthe, especialista em direito do consumidor, afirma que esse golpe é aplicado, especialmente, em pessoas de faixa de renda alta. Segundo ele, os bancos têm negado o estorno dos valores. A resposta padrão é que a compra foi realizada com uso de senha pessoal, por isso as instituições entendem que não é de sua responsabilidade.
Berthe orienta que, ao descobrir que foi vítima, o cliente deve registrar um boletim de ocorrência. Depois, deve abrir um procedimento no banco para contestar o débito e solicitar informações como horário e local das compras, bem como nome e endereço dos estabelecimentos.
Em nota, o Itaú Unibanco disse que "como prática, todos os casos de fraude reclamados pelos clientes são analisados cuidadosamente, levando-se em conta detalhes das transações e as circunstâncias em que elas ocorreram, inclusive considerando as informações oferecidas pelos clientes e a correta utilização de nossos produtos e serviços.
O banco disse ainda que, "sempre que constatada uma fraude, o ressarcimento é efetuado".
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