Após vacinação contra febre amarela, SP reabre Horto e outros dois parques

Crédito: Danilo Verpa/Folhapress SAO PAULO - SP - 10.01.2017 - Publico caminha no Horto Florestal. Após vacinacao contra febre amarela, SP reabre Horto e outros dois parques. (Foto: Danilo Verpa/Folhapress, ESPORTE)
Mulher caminha no Horto Florestal, reaberto após período fechado para visitação

DE SÃO PAULO

Três parques da capital paulista que permaneciam fechados à visitação da população desde o final do ano passado após a localização de macacos mortos por febre amarela em suas áreas foram reabertos nesta quarta-feira (10). São eles o Horto Florestal e o parque da Cantareira, ambos na zona norte, e o parque Ecológico do Tietê, na zona leste.

O governo de Geraldo Alckmin (PSDB) informou que as unidades foram reabertas após estratégias de vacinação em bairros de seus entornos. Todos os parques, no entanto, terão avisos na entrada para orientar a população que, para visitá-los, é preciso ter tomado vacina contra a febre amarela ao menos dez dias antes. O governo do Estado diz contar com a "responsabilidade" das pessoas não vacinadas para evitarem os parques.

Crédito: Chamada Febre amarela

A volta das atividades dos parques integra um pacote de ações anunciadas nesta quarta-feira (10) pelas autoridades de saúde para combater a doença, que já matou 13 pessoas em todo o Estado desde o início do ano passado.

Além de São Paulo, Bahia e Rio também estão no alvo de uma campanha emergencial de vacinação do Ministério da Saúde para conter o avanço da febre amarela em áreas que até então não tinham recomendação para imunização contra a doença. Nos três Estados, a meta será a de alcançar 19,7 milhões de pessoas.

Febre Amarela

Para isso, a ideia é utilizar doses fracionadas da vacina, feitas com 1/5 da do tipo padrão. Segundo o secretário paulista de Saúde, David Uip, a imunização começará pelas áreas com maior risco de transmissão do vírus e, posteriormente, se estenderão às demais áreas da capital —mas só numa segunda fase. "A Sé e a Paulista, por exemplo, são as que têm menos risco, devem ser as últimas". Atualmente, a cobertura vacinal nas áreas de recomendação de imunização do Estado é de 85%.

Na capital paulista, a imunização fracionada será disponibilizada em 15 distritos. São eles: Capão Redondo, Cidade Dutra, Cidade Líder, Cidade Tiradentes, Grajaú, Guaianases, Iguatemi, Jardim São Luís, José Bonifácio, Parque do Carmo, Pedreira, São Mateus, São Rafael, Socorro e Vila Andrade.

A campanha de vacinação começará no dia 3 de fevereiro e seguirá até o dia 24. A meta é alcançar os moradores da Grande São Paulo, do Vale do Paraíba e da Baixada Paulista.

Em todo o Estado de São Paulo, a campanha será realizada em 53 cidades. Em 40 delas, a dose será ofertada para toda a população, devido à alta concentração de mata. Nos 13 municípios restantes, a vacina será dada aos moradores de locais mais vulneráveis. A meta é vacinar 6,3 milhões de pessoas no Estado.

Ao lançar a campanha, a secretaria de Saúde também apelou a doadores de sangue para aumentar os estoques em São Paulo. Os bancos de sangue estão, atualmente, com 40% do estoque esperado. Quem tomou a vacina da febre amarela deve esperar quatro semanas antes de doar.

Veja as 75 cidades que terão campanha em fevereiro:

São Paulo:
Aparecida
Arapeí
Areias
Bananal
Bertioga
Caçapava
Cachoeira Paulista
Canas
Caraguatatuba
Cruzeiro
Cubatão
Cunha
Diadema
Guaratinguetá
Guarujá
Igaratá
Ilhabela
Itanhaém
Jacareí
Jambeiro
Lagoinha
Lavrinhas
Lorena
Mauá
Mongaguá
Monteiro Lobato
Natividade da Serra
Paraibuna
Peruíbe
Pindamonhangaba
Piquete
Potim
Praia Grande
Queluz
Redenção da Serra
Ribeirão Pires
Rio Grande da Serra
Roseira
Santa Branca
Santo André
Santos
São Bento do Sapucaí
São Bernardo do Campo
São José do Barreiro
São José dos Campos
São Luís do Paraitinga
São Sebastião
São Vicente
Silveiras
Taubaté
Tremembé
Ubatuba

Rio de Janeiro:
Belford Roxo
Duque de Caxias
Itaboraí
Itaguai
Japeri
Magé
Mesquita
Nilópolis
Niterói
Nova Iguaçu
Queimados
Rio de Janeiro
São Gonçalo
São João de Meriti
Seropédica

Bahia:
Camaçari
Candeal
Itaparica
Lauro de Freitas
Mata de São João
Salvador
São Francisco do Conde
Vera Cruz

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.