Descrição de chapéu Obituário Margarida Hofmann Windholz (1926 - 2018)

Mortes: Professora da USP, ajudou a fundar a Apae em São Paulo

Crédito: Divulgação/Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental Margarida Hofmann Windholz (1926-2018)
Margarida Hofmann Windholz (1926-2018)

ANTONIO MAMMI
DE SÃO PAULO

Maggi Windholz dizia não estranhar o fato de sua família ter tantos psicólogos e assistentes sociais. Judeus emigrados da Alemanha, seus pais foram co-fundadores da Congregação Israelita Paulista e, durante o período em que o Estado Novo pendeu entre o Eixo e os Aliados, abrigaram em sua casa refugiados sem visto permanente.

Referência na área de análise comportamental, Maggi teve trajetória marcada pela educação de pessoas com necessidades especiais.

Cursou sociologia na USP e fez parte da primeira turma de formandos do Instituto de Psicologia da instituição, graduada em 1961. No mesmo ano, fez parte do grupo que fundou a Apae em São Paulo.

Pupila de Fred Keller, um dos pai da psicologia experimental, foi professora da instituição a partir de 1968. Do mestre, em cuja casa se hospedava quando estava nos EUA, lembrava-se das conversas informais chamadas de "sessões da cinco da tarde". Numa delas, quando pensava em dedicar-se só à pesquisa, foi convencida da importância da sua atividade clínica.

Seu trabalho mais destacado foi na Escola de Carminha, onde lidou com crianças e adolescentes com dificuldades severas de desenvolvimento. Reputa-se a ela o primeiro caso de autismo descrito na academia brasileira.

Antenada, era radioamadora nos anos 60 –o meio de comunicação era usado para falar com parentes em Israel. Com o passar dos anos, não encontrou obstáculos para mexer com Skype, Whatsapp e redes sociais afins.

Morreu no dia 8, aos 91, por complicações de um AVC. Deixa quatro filhos e netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br


Veja os anúncios de mortes
Veja os anúncios de missas

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.