Helicóptero cai na orla do Recife e mata pelo menos duas pessoas

JOÃO VALADARES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NO RECIFE
KLEBER NUNES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Duas pessoas morreram na queda do Globocop, helicóptero que prestava serviços à TV Globo em Pernambuco, na manhã desta terça (23). O acidente ocorreu na praia do Pina, zona sul do Recife, por volta das 6h15.

A aeronave caiu minutos antes de uma segunda entrada ao vivo no telejornal "Bom Dia Pernambuco" para mostrar imagens da forte chuva que atingia a capital pernambucana naquele momento.

Em nota, a TV Globo lamentou o acidente. "Estamos todos muito tristes com essa fatalidade. A empresa é nossa parceira. Deixo aqui a nossa solidariedade às famílias das vítimas", disse Iuri Leite, diretor da Globo Nordeste.

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress

A aeronave caiu a 30 metros da costa onde a profundidade não passa de três metros. Banhistas ajudaram a resgatar os corpos do mar antes de bombeiros e agentes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Eles relataram à imprensa local que viram um "clarão" antes da queda.

O piloto, Daniel Galvão, 33, e a supervisora de voo, Lia Maria Abreu de Souza, 34, morreram na hora. Lia era natural de Magé (RJ) e sargento da Aeronáutica. Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), a militar não estava em missão oficial e participava do voo a convite da empresa Helisae, proprietária do helicóptero. Não há confirmação se o corpo dela será levado ao Rio de Janeiro.

"Ele era apaixonado por aviação. Eu sempre dizia pra ele ter cuidado na estrada quando estava dirigindo e ele respondia que eu não me preocupasse porque morreria voando", disse Geraldo Galvão, pai de Daniel. O piloto será enterrado nesta quarta (24), no Recife.

O único sobrevivente é o operador de câmera Miguel Brendo Pontes Simões, que completa 21 anos no próximo domingo (28). Ele foi socorrido e levado para o Hospital da Restauração, considerado a maior emergência do Estado.

Simões sofreu fraturas no rosto, nos braços e no fêmur. Também chegou à unidade hospitalar com sangramento no tórax e trauma nos rins. Segundo comunicado do Hospital da Restauração, as próximas 48 horas são determinantes para o paciente. Simões está na UTI em estado grave, mas estável.

Daniel e Miguel eram funcionários da empresa Helisae. O piloto Daniel, considerado experiente, tirou licença para pilotar helicópteros nos Estados Unidos e revalidou a licença no Brasil em 2011. Ele tinha cerca de 1.300 horas de voo.

AERONAVE

O helicóptero era um Robinson R44/News Copter, específico para operações de filmagem aérea.

De acordo com a Helisae, na última terça (16), a aeronave passou por inspeção anual de manutenção. A empresa informou que seguia à risca o calendário de manutenção. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) confirmou que o helicóptero estava apto a voar.

Uma equipe do Seripa 2 (Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) esteve no local e verificou que o rotor de cauda estava partido. Os técnicos vão investigar se esse fator pode ter sido uma das causas do acidente.

A Polícia Federal —instituição responsável pela investigação de acidentes náuticos e aeronáuticos que não forem de natureza militar— vai apurar as causas da tragédia. O prazo para conclusão do inquérito é de 90 dias.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, 20 homens da corporação, com apoio de motos aquáticas e um helicóptero, participaram das buscas pelos destroços da aeronave.

TV GLOBO LAMENTA

A Globo lamenta o acidente com o helicóptero que prestava serviço para a empresa em Pernambuco, ocorrido na manhã desta terça-feira, dia 23, na Praia do Pina, na zona Sul do Recife. A aeronave levava dois prestadores da empresa Helisae, que fornece as imagens aéreas para a emissora, além de uma sargento da Aeronáutica que acompanhava o voo. Duas pessoas morreram e uma foi levada para o hospital. As causas do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades. "Estamos todos muito tristes com essa fatalidade. A empresa é nossa parceira. Deixo aqui a nossa solidariedade às famílias das vítimas", diz Iuri Leite, diretor da Globo Nordeste.

Crédito: Arthur Mota/Folha de Pernambuco/Folhapress Banhistas acompanham resgate às vítimas de queda de helicóptero da TV Globo, no Recife
Banhistas acompanham resgate às vítimas de queda de helicóptero da TV Globo, no Recife
Erramos: o texto foi alterado
A queda do helicóptero no Recife matou dois tripulantes e não três, conforme divulgado pela secretaria de Defesa Social de Pernambuco. A informação foi corrigida.
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.