Descrição de chapéu Obituário João Juarez Albuquerque (1927 - 2018)

Mortes: Dono da sorveteria mais famosa de Fortaleza

Crédito: Reprodução João Juarez Albuquerque (1927-2018)
João Juarez Albuquerque (1927-2018)

ANTONIO MAMMI
DE SÃO PAULO

Caso seu Juarez e o filho Expedito seguissem as regras popularmente impostas aos detentores do segredo da fórmula da Coca-Cola, jamais pegariam um avião juntos: afinal, em caso de desastre, estaria enterrada a receita do sorvete tipicamente cearense.

Na entrada da matriz da Sorveteria Juarez em Fortaleza, administrada desde 1973 por seu dono, uma placa lista os ingredientes proibidos –de sintéticos como o emulsificante a naturais como o trigo.

Ele dizia ter aprendido a fazer as iguarias na marra durante os tempos em que viveu em Parnaíba (PI), ao trabalhar na padaria de um cunhado que passou três meses o enrolando com a promessa de uma máquina.

Mas foi na infância em Santana do Acaraú (CE) que começaram os experimentos, com manga e capim santo.

"No meu sorvete não existe química nenhuma, é tudo natural, da fruta. Fui descobrindo devagarinho, faço no olho, sem medida. Manga, tamarindo e abacaxi não têm leite nem água", disse à revista Vós em 2016.

Nunca reformou o endereço original, uma construção aberta para a rua, com chão de cimento e paredes de azulejo. À Vós, disse que não se renderia aos expositores das concorrentes italianas. "Para expor os sorvetes fora do freezer precisaria colocar ar-condicionado e mudar toda a estrutura física", explicou.

Seguiu acordando às 4h para ir ao Mercado São Sebastião, no centro, e comprar frutas da estação. Recusava-se a estocar matéria-prima.

Morreu na quinta-feira (25), aos 90, de parada cardíaca. Deixa mulher e 13 filhos, além de netos e bisnetos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br


Veja os anúncios de mortes
Veja os anúncios de missas

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.