Descrição de chapéu violência fortaleza

Polícia identifica mais 5 suspeitos de envolvimento em chacina no Ceará

Crédito: Cid Barbosa - 27.jan.2018/Diário do Nordeste Carro queimado usado por bandidos em chacina na periferia de Fortaleza neste sábado
Carro queimado usado por bandidos em chacina na periferia de Fortaleza neste sábado

DE SÃO PAULO
DA AGÊNCIA BRASIL

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), disse neste domingo (28) que a polícia já identificou cinco suspeitos de envolvimento na chacina que deixou 14 mortos e mais de uma dezena de feridos no ataque a uma festa, no sábado (27), em Fortaleza.

Segundo o governador, dos cinco suspeitos identificados, três são considerados mandantes e dois teriam atuado nos assassinatos, que ocorreram em uma casa de eventos, conhecida por Forró do Gago. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados para preservar as investigações.

"Nas próximas horas, nós vamos dar uma resposta firme em relação a quem cometeu [a chacina]. É inaceitável o fato corrido, e as pessoas serão punidas com o rigor da lei", afirmou.

Um suspeito, que não teve o nome revelado, já tinha sido preso no próprio sábado. Há a suspeita de que pelo menos 15 homens fortemente armados tenham participado da ação. Eles teriam chegado a festa em três carros, por volta da 0h30, e aberto fogo contra as pessoas que estavam no local.

A suspeita é que o ataque tenha sido planejado por membros da facção GDE (Guardiões do Estado), que teriam como alvos traficantes do CV (Comando Vermelho), que estariam no local. Os dois grupos estão em disputa pela venda de drogas no Estado. Pessoas sem qualquer relação com as facções, no entanto, foram atingidas.

A ação foi a maior chacina da história do Ceará. Além das 14 pessoas que morreram, outras 16 ficaram feridas. Ao menos oito pessoas baleadas permanecem no hospital para atendimento. Os estados de saúde são estáveis e estão sendo feitas avaliações com relação à necessidade ou não de cirurgias.

Crédito: Editoria de arte/Folhapress

SEGURANÇA REFORÇADA

O governador se reuniu com representantes de órgãos da segurança, Judiciário e Legislativo neste domingo, onde foi decidido pela criação de um Centro Integrado de Combate ao Crime Organizado. Ele deverá funcionar no prédio do Ceará Pacífico e vai facilitar as trocas de informações e agilizar as tomadas de decisão.

O Ministério da Justiça informou, em nota, que também formou uma força-tarefa para auxiliar o Estado com investigação e informações de inteligência, "para reprimir de forma exemplar" a ação de criminosos envolvidos na chacina. Fazem parte do grupo membros da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Departamento Penitenciário Nacional.

O informe diz que o ministro Torquato Jardim "reafirma que a União seguirá cumprindo o papel de oferecer apoio técnico e financeiro aos Estados, como vem fazendo regularmente, para que os órgãos de segurança pública trabalhem de forma integrada e harmoniosa, ainda que os governantes não solicitem apoio por razões eminentemente políticas".

Após a chacina, o conselho Estadual de Segurança do Ceará decidiu pedir intervenção de forças federais na segurança pública do Estado. O presidente do conselho, o advogado criminalista Leandro Vasquez, classificou a situação da segurança no Ceará como "completo descontrole".

"Diante desta situação de completo descontrole, eu, como presidente do conselho, irei ativar a OAB-CE para debater essa questão na próxima sexta, e iremos rediscutir o pedido de intervenção federal", afirmou.

O conselho, que é vinculado ao gabinete do governador, já havia pedido intervenção no último dia 12, quatro dias após a primeira chacina no Estado, ocorrida no município de Maranguape, que vitimou quatro pessoas e deixou outras três feridas.

O Ceará é um dos Estados que apresentam piores índices de violência no Brasil. No relatório Atlas da Violência 2017, divulgado em junho do ano passado, o Ceará aparece com a terceira mais alta taxa de homicídios, com 46,75 por 100 mil habitantes. Apenas Sergipe (58,09) e Alagoas (52,33) contam com índices piores. O melhor índice é o de São Paulo, com 12,22.

Entre as capitais, Fortaleza conta com a segunda maior taxa de homicídios, com 66,72, perdendo somente para São Luis (MA), com 70,58.

Crédito: Reprodução/Facebook Criminosos invadem festa, matam várias pessoas e ferem dezenas em Fortaleza
Criminosos invadem festa e matam 14 pessoas em Fortaleza
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.