Descrição de chapéu Obituário Pedro Del Picchia (1948 - 2018)

Mortes: Jornalista relatou atentado ao papa em Roma

Crédito: Raquel Cunha - 31.mar.15/Folhapress Pedro Del Picchia (1948-2018)
Pedro Del Picchia (1948-2018)

DE SÃO PAULO

A curiosidade era um dos traços mais marcantes da personalidade de Pedro Del Picchia. Parecia ter sempre um livro à mão para aplacar sua vasta gama de interesses.

Os amigos eram brindados com comentários inteligentes e espirituosos a respeito dos mais diversos assuntos.

Não surpreendeu a ninguém, portanto, quando escolheu o jornalismo como profissão, o que permitia a ele exercer o gosto pela pesquisa e a habilidade de descrever temas complexos de forma didática.

Del Picchia iniciou-se na profissão na Folha, no final dos anos 1960, como diagramador. Tornou-se depois redator, repórter e editor de notícias internacionais do jornal.

Testemunhou e narrou em suas reportagens muitos momentos impactantes. Acompanhou em Portugal as consequências da Revolução dos Cravos, que em abril de 1974 depôs a ditadura no poder.

Foi correspondente do jornal em Roma de 1978 a 1981, quando ampliou seu conhecimento sobre cinema, arquitetura e culinária. Nesse período, destacou-se por suas matérias sobre o Vaticano. Na edição do jornal de 14 de maio de 1981, narrou aos leitores o atentado a tiros contra o então papa João Paulo 2º.

Nos anos 1980, Del Picchia enveredou sua carreira para outra de suas paixões, a política, mas sempre atuando na área da comunicação. Foi assessor, por exemplo, de Mário Covas quando este foi prefeito de São Paulo (1983-1986).

Em 2010 assumiu o posto de secretário de comunicação do Supremo Tribunal Federal. Seu último cargo foi como assessor de imprensa do Tribunal de Contas de São Paulo.

Nos últimos meses, o gosto pela mesa farta foi barrado por problemas de saúde. Enfrentando um câncer de próstata, foi internado no dia 16 no Hospital Santa Paula com quadro de insuficiência renal.

Morreu neste domingo (28), aos 70. Deixa a viúva, Claudia Rossi, quatro filhos, duas netas e dois enteados. O enterro será no cemitério São Paulo, às 11h desta segunda (29).

coluna.obituario@grupofolha.com.br


Veja os anúncios de mortes
Veja os anúncios de missas

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.