Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2010 - 12h42

SP deve vacinar 1,8 milhão de crianças de dois a cinco anos contra a gripe suína

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cerca de 1,8 milhão de crianças de dois anos até quatro anos e 11 meses de idade devem ser vacinadas contra a gripe suína --gripe A (H1N1)-- em todo o Estado de São Paulo até o dia 2 de junho, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde.

A imunização de crianças desta faixa etária começou nesta segunda-feira em todo o país. Os outros grupos inclusos na campanha do Ministério da Saúde também podem ser imunizados até o dia 2 de junho, data de encerramento da campanha.

As crianças tomam duas doses da vacina. A segunda aplicação deve ocorrer depois de 30 dias da primeira injeção.

Com a inclusão das crianças de dois até quatro anos e 11 meses deverão ser aplicadas mais 10,8 mi de doses da vacina no Brasil.

A criação de mais uma faixa etária e a decisão de prorrogação da campanha foi anunciada na última sexta-feira (21) pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, uma vez que nenhum município atingiu a meta de vacinar 80% das gestantes e do grupo de pessoas entre 30 e 39 anos.

Por conta disso, apenas a prorrogação da vacinação destinada a esta faixa etária será feita em todo o país. Para as outras faixas, o município tem autonomia para manter ou recusar a vacinação.

A campanha contra a gripe suína foi até agora dividida em etapas, divididas em profissionais de saúde e indígenas, gestantes e crianças de 6 a 23 meses, jovens de 20 a 29 anos, pessoas de 30 a 39 anos, além de portadores de doenças crônicas.

As crianças de 6 a 23 meses e as menores de nove anos com doenças crônicas ainda receberão a segunda dose da vacina contra a gripe suína. A data da aplicação depende da data da primeira dose.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página