Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2010 - 19h08

Estado lava as mãos com monitoramento eletrônico de presos, diz presidente da OAB

Publicidade

DE SÃO PAULO

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, anunciou nesta quinta-feira que a instituição vai analisar a mudança no Código Penal que permitiu a implantação do monitoramento eletrônico de presos, através de pulseiras ou tornozeleiras. A lei foi sancionada ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A OAB questiona a medida, e a análise de sua constitucionalidade será feita pela Comissão de Estudos Constitucionais.

"Essa ideia nos preocupa porque não vai resolver a questão da superpopulação carcerária no Brasil nem a inserção do apenado na sociedade", afirma Cavalcante, que diz que o Estado está "lavando as mãos como Pôncio Pilatos" e transferindo às famílias a responsabilidade social com relação ao preso.

Algema

A partir da regulamentação da lei, a cargo do Ministério da Justiça, os juízes poderão determinar o uso da "algema eletrônica" para presos do regime semiaberto, durante a saída temporária --como em dias das Mães e dos Pais, Páscoa e Natal--, e para os detidos em prisão domiciliar.

A legislação também cria obrigações para os presos e prevê a perda de benefícios, como a progressão de regime e a suspensão da prisão domiciliar, caso o equipamento seja removido ou violado.

O início do uso da vigilância eletrônica, já em testes em alguns Estados, ainda depende de regulamentação, na interpretação do secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Felipe de Paula.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página