Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2010 - 18h53

Doações em dinheiro são mais eficientes, diz secretária da Defesa Civil

Publicidade

FERNANDA ODILLA
DE BRASÍLIA

A secretária nacional de Defesa Civil, Ivone Valente, afirmou nesta quarta-feira que quem quiser ajudar as vítimas das chuvas em Pernambuco e Alagoas deve preferir as doações em dinheiro, depositando os recursos nas contas abertas pelos governos dos dois Estados.

Veja imagens de Alagoas
Veja imagens de Pernambuco
Número de desastres naturais no 1º semestre é o maior desde 2003, mostra estudo
Hospital de campanha da FAB começa a operar em PE
Estados de AL e PE pedem doação para vítimas das chuvas

Alagoas é o Estado mais prejudicado pelas fortes chuvas que atingiram parte da região Nordeste --que soma 44 mortos. Os temporais provocaram 29 mortes em Alagoas e fizeram com que 64.515 pessoas deixassem suas casas. Dessas, 26,6 mil estão desabrigadas (dependem de abrigos públicos) e 47,8 mil desalojadas (na casa de amigos e familiares). Além disso, cerca de 600 pessoas estão desaparecidas --saíram de casa e não foram localizadas. Ao todo, 17 cidades decretaram estado de emergência e 15 de calamidade pública.

"Não há constrangimento em doar R$ 5, R$ 10. Com certeza vai ser mais bem utilizado. Em espécie, a doação é muito mais eficiente. A logística para alimentos e roupas chegarem até as vítimas sai mais caro e não há garantia de que vai chegar aos atingidos", disse.

A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que visita os dois Estados nesta quinta-feira (24), foi montado um gabinete de crise para ajudar as vítimas e auxiliar na reconstrução das 85 cidades afetadas. A Defesa Civil contabilizou 69 pontes destruídas e pelo menos 30 mil imóveis totalmente destruídos.

Em relatórios encaminhados pelos governos de Alagoas e Pernambuco, foram listados com maiores demandas a aquisição de barracas para abrigar os desalojados, veículos para resgates e alimentos e água para as vítimas.

Daniel Marenco/Folhapress
Casal observa devastação em União dos Palmares (AL), uma das cidades mais afetadas pelos temporais dos últimos dias
Casal observa devastação em União dos Palmares (AL), uma das cidades afetadas pela chuva

Pernambuco

Hoje foram encontrados em Pernambuco os corpos de mais três vítimas das chuvas que atingem parte do Nordeste desde o fim da semana passada. Com isso, sobe para 15 o total de mortes no Estado.

Segundo a Defesa Civil de Pernambuco, além das mortes há ainda registro de mais de 40 mil pessoas fora de suas casas em decorrência dos temporais, sendo 24.552 desalojadas e 17.808 desabrigadas.

O Estado registra ainda nove cidades em situação de calamidade pública e outras 30 em situação de emergência. Com o reconhecimento da situação de emergência, os municípios podem fazer compras sem licitação, entre outras facilidades. Ao todo, 54 cidades foram afetadas pelas chuvas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página