Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2010 - 12h49

Mato Grosso ultrapassa SP na emissão de monóxido de carbono

Publicidade

RODRIGO VARGAS
DE CUIABÁ

Dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que, entre os meses de maio e junho, Mato Grosso respondeu por 46,3% das emissões de monóxido de carbono por queimadas no Brasil. O segundo colocado foi São Paulo, com 8,7% das emissões.

No período, segundo o instituto, MT lançou na atmosfera cerca de 1 milhão de toneladas do poluente, ante 200 mil toneladas emitidas por SP.

No primeiro semestre de 2010, MT registrou 4.677 focos de calor --um salto de mais de 150% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo relatório da ONG mato-grossense ICV (Instituto Centro de Vida).

O período de proibição à queima no Estado começou a vigorar na quinta-feira (8), uma semana antes do previsto, e se estende até 15 de setembro.

Segundo o governo estadual, a antecipação se deu em razão de condições climáticas "extremamente desfavoráveis na região Centro-Oeste".

"No período iniciado em junho até setembro, em especial em Mato Grosso, deverá ocorrer um predomínio de ar seco e umidade relativa do ar abaixo dos 30%, constituindo fatores que aumentam o risco de fogo no Estado", disse o governo, em nota.

No primeiro dia da proibição, MT continuou a liderar o ranking dos focos de calor, com 413 dos 1.501 registros feitos pelo Inpe.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página