Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/07/2010 - 13h23

Sucesso do goleiro Bruno representou uma "virada" para amigos

Publicidade

HUDSON CORRÊA
ENVIADO A RIBEIRÃO DAS NEVES
RODRIGO VIZEU
DE BELO HORIZONTE

O comportamento do jogador do Flamengo Bruno Fernandes e de um grupo de amigos hoje suspeitos de envolvimento no desaparecimento de Eliza Samudio teve um ponto de inflexão: o início do sucesso do goleiro.

Entenda o caso envolvendo o goleiro Bruno
Polícia vai investigar computador de Eliza
Veja íntegra do depoimento do primo do goleiro
Delegado descreve como Eliza morreu; ouça
Veja imagens da transferência de Bruno para Bangu

É o que dizem professores da infância e adolescência de Luiz Romão, o Macarrão, e de mais dois acusados no caso.

Antes de despontar como estrela do esporte, Bruno e sua turma eram até bons alunos, segundo quem conviveu com eles naquela época. Embora matriculados em escolas diferentes, o goleiro e o grupo de Macarrão cresceram juntos em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas.

Bruno tem histórico escolar exemplar. Em 1995 e 1996, aos 12 anos, conseguiu média superior a 9 em estudos sociais e ensino religioso, cravou 7,6 em matemática e 8 em português e ciências.

"Ele não era de briga. Não era criança problema", diz a diretora da escola, Tânia Pinto Saraiva, 43. "E [já goleiro] passou a ser uma referência para nós. Estamos de luto. Foi um banho de água fria."

Fora da escola

A escola onde Bruno estudou fica próxima à favela Santa Matilde, onde morou. Macarrão, Wemerson de Souza, o Coxinha, e Flávio de Araújo eram de outro colégio, no Liberdade, a 15 km. É nesse bairro que surgem os relatos da "virada" na vida do goleiro e de sua turma.

O grupo se conheceu fora da escola. Quando foi dispensado do juvenil do Cruzeiro, há dez anos, Bruno começou a treinar em um projeto de formação de jogadores no bairro Liberdade. Foi quando conheceu Macarrão.

Pouco tempo depois, a vida do jogador --e dos amigos-- começou a melhorar. De vendedor de picolé na porta da escola onde era bom aluno, Macarrão passou a andar em "carrões e motos de Bruno" e a promover festas barulhentas, diz um grupo de cinco professores folheando um álbum de fotos.

"Ele [Macarrão] era o primeiro da fila por ser miudinho. Era o primeiro aluno em ciência. Tinha toda assistência da família. Sempre me trazia uma flor. Quando o chamaram de monstro, desliguei a TV", afirma a professora Geralda Lucy, 49.

Outro professor, que prefere não ter o nome divulgado, diz acreditar que Coxinha e Flávio tenham "caído de gaiatos" na história atraídos pelo sucesso do goleiro. Coxinha treinava o 100%, time criado e mantido por Bruno. Aluno de educação física, era estagiário na escola onde havia estudado.

Mastrangelo Reino/Folhapress
Parede pichada em rua de Belo Horizonte próxima à casa do ex-policial suspeito de envolvimento no crime
Parede pichada em rua de Belo Horizonte próxima à casa do ex-policial suspeito de envolvimento no crime

Silêncio

Ainda no bairro Liberdade, a Folha segue de casa em casa, mas ninguém aceita falar sobre Macarrão e companhia. Procurada, a mãe dele não atende a reportagem.

Uma professora deixa escapar que há "alguém dando ordem" para o silêncio. Foi no bairro que a polícia localizou o bebê de Eliza, depois do sumiço dela.

Também na comunidade está a Lagoa Suja, onde a polícia chegou a procurar o corpo da ex-namorada de Bruno. Próxima ao local fica a boate Sinal Verde, que, dizem moradores, era frequentada pelo goleiro e seu grupo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página