Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2010 - 22h28

Assassinato de Mércia foi premeditado, afirma polícia

Publicidade

JULIANNA GRANJEIA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Perfil simulador, demonstra frieza, premeditação, falta até de princípios". Assim o diretor do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) de São Paulo, Marco Antônio Desgualdo, descreveu o assassinato da advogada Mércia Nakashima, 28, de Guarulhos (Grande SP), na tarde desta segunda-feira.

Veja vídeo com a versão da polícia sobre o caso Mércia
Polícia vai confrontar vigia e testemunha que revelou pagamento por morte de Mércia
Mizael será indiciado pela morte da ex Mércia ainda nesta semana
Vigia recebeu R$ 5.000 de Mizael para fazer "coisa errada"
Polícia ouve pescador e diz que advogada foi morta no mesmo dia do desaparecimento

Divulgação
A advogada Mércia Nakashima desapareceu no dia 23 de maio, segundo a polícia ela teria sido morta no mesmo dia
A advogada Mércia Nakashima desapareceu no dia 23 de maio, segundo a polícia ela teria sido morta no mesmo dia

Mércia foi vista pela última vez na casa dos seus avós, em Guarulhos (Grande SP), no dia 23 de maio. O carro da advogada foi encontrado no dia 10 de junho em uma represa na cidade de Nazaré Paulista (a 64 km de São Paulo), após indicação de um homem que viu o veículo ser empurrado enquanto pescava. No dia seguinte seu corpo foi encontrado no mesmo local, após ela ter ficado desaparecida por 17 dias.

O ex-namorado de Mércia, o advogado e policial aposentado por invalidez Mizael Bispo de Souza, teve a prisão preventiva temporária no último sábado (10), após o vigia Evandro Bezerra Silva confessar em depoimento à polícia de São Paulo que Souza matou Mércia. Silva foi preso em Sergipe; Souza está foragido e nega a acusação.

"O crime foi premeditado, houve um planejamento. Mizael tinha certeza absoluta que o carro não seria encontrado. Eles (Mizael e Evandro) conheciam o local, a profundidade da represa. Se não houvesse a testemunha que apontasse onde o carro foi jogado, nós não teríamos encontrado o corpo de Mércia. Ele buscou o crime perfeito", afirmou Desgualdo.

Andre Vicente-10.jun.10/ Folhapress
Carro da advogada Mércia retirado de represa em Nazaré Paulista, em SP; corpo estava no mesmo local
Carro da advogada Mércia Nakashima, retirado de represa em Nazaré Paulista (SP); corpo foi encontrado no dia seguinte

O delegado do DHPP, Antonio de Olim, que cuida do caso, disse que o planejamento do crime começou em maio. "Ele (Souza) ia quase todos os dias ao posto do Evandro, mas ele não entrava porque sabia que tinha câmeras de segurança. Ele parava do lado, pegamos todas as câmeras. Ele não é primário, tudo ele premeditou e soube fazer. O motivo foi porque ele achou que estava sendo traído. Depois de terminar o namoro, ele seguia a Mércia", afirmou Olim.

Para o diretor do DHPP, Silva e Souza criaram uma armadilha para Mércia. "Houve uma trama, uma situação, que levou a moça a acreditar que fosse um passeio ou algo parecido e ela foi levada à morte naquele sombrio local. Ela estava consciente ao ser levada para a represa, ela sentiu que ia morrer. Então você pode imaginar o medo, ela perdeu o controle fisiológico diante do perigo. Foi de uma maldade muito grande, Mizael tinha mágoa de Mércia", disse Desgualdo.

Fabio Braga-4.jun.10/Folhapress
Mizael Bispo de Souza, suspeito de participar da morte de ex; polícia vai indiciá-lo na quarta-feira
Mizael Bispo de Souza, suspeito de participar da morte da ex Mércia Nakashima; polícia vai indiciá-lo na quarta-feira

Laudo da Polícia Científica revelou ter urina nas roupas e no carro de Mércia. A análise da causa da morte, da bala encontrada no carro da advogada e do metal encontrado no maxilar de Mércia --onde ela teria levado um tiro-- ainda não estão prontas.

"Mizael me ligou para falar que tinha uma terceira arma, além das duas que ele entregou à polícia, mas que tinha vendido para um tenente, mas ainda não conseguimos localizá-la. Eu acho que ele não é burro de fazer alguma coisa com essas armas, deve ter uma outra. Ele foi policial e sabe onde encontrar", afirmou Olim.

Segundo o delegado, Souza costumava levar Mércia a uma pousada que tem perto da represa e pode ter atraído a advogada para lá com um convite. "Eles tinham saído na sexta [21 de maio] e no sábado, provavelmente eles tinham combinado de se encontrar no domingo também."

Para Desgualdo, o inquérito policial que aponta Souza como assassino de Mércia é "contundente". "Temos a prova testemunhal e a prova objetiva, os relatórios das ligações e o rastreamento do carro. Não há como discutir, não há como duvidar."

Reinaldo Gasparoni-9.jul.10/SSP
O vigia Evandro Bezerra Silva disse, em depoimento à polícia, que Mizael matou Mércia por ciúmes
Após ser preso, o vigia Evandro Bezerra Silva disse, em depoimento à polícia, que Mizael matou Mércia por ciúmes

Sobre a mudança nos depoimentos de Silva, Desgualdo afirmou que é uma forma de defesa. Ao ser preso em Sergipe na última sexta-feira (9), o vigia negou qualquer envolvimento no crime. "Se a imprensa aborda uma pessoa suspeita de um crime, a primeira coisa que ela vai dizer é que não tem nada a ver com isso. No calor da apresentação na delegacia, o Evandro disse o que ele quis. Só que ao mostrar as evidências ou ele negaria ou ele tentaria adequar a versão para minimizar a participação dele, como ele fez. Ele disse que não matou a Mércia, apenas socorreu o amigo que estava sozinho na beira da represa", afirmou o diretor.

O advogado de Souza, Samir Haddad Júnior, afirmou que vai entrar com pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça nesta terça-feira (13). "Se não der, vou para Brasília. A prisão é ilegal, arbitrária", disse Haddad. "São provas fracas, [Silva] foi coagido para incriminar Mizael."

O advogado de Silva, José Carlos da Silva, não foi encontrado para comentar o assunto.

-

Versão da polícia para o crime

11h45: Evandro e Mizael se encontram em uma feira, onde Evandro faz trabalhos eventuais, na avenida Monte Alegre km 34 (estrada Guarulhos/Nazaré Paulista)

12h26: Mizael chega em sua casa na rua Toshio Uenishi, em Guarulhos (Grande SP)

16h30: Mizael sai de sua casa

16h52: Chega na avenida Mancabal, onde fica o posto de gasolina onde trabalha Evandro. Sai do posto às 17h.

17h17: Mizael passa pela rua Canguçu de onde é possível ver a casa da avó de Mércia

18h02: Mizael volta para sua casa

18h05: Mizael sai da sua casa e vai para o posto de gasolina. De lá, Evandro e Mizael saem juntos, cada um em seu carro, e vão para a avenida Perimetral, no estacionamento do Hospital Geral de Guarulhos

18h42: Mizael estaciona o carro em frente ao hospital, entra no carro de Evandro e dirige até a frente da casa do pai de Mércia, onde deixa o Evandro para não chamar a atenção. Ele fica 30 minutos rodando com o carro de Evandro (que não tem rastreador). Evandro diz não saber para onde Mizael foi, mas nesse período recebe uma ligação de Mizael. Mizael retorna para frente da casa do pai de Mércia, pega Evandro e volta para o estacionamento, onde Mizael teria dito ao Evandro para pegá-lo às 21h na represa de Nazaré Paulista

  • Para a polícia, Mércia provavelmente passou para pegar Mizael em frente ao hospital e ele entrou no carro dela. Evandro pode ter seguido os dois.

Com base no rastreamento do carro de Mizael e dos relatórios das ligações dos suspeitos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página