Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2010 - 12h57

Light deve explicar à Aneel causa da nova explosão de bueiro no Rio

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) deu prazo até as 17h desta quinta-feira para a Light entregar um relatório explicando a causa da explosão de um bueiro na tarde de ontem (14) em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro.

Explosão em bueiro assusta moradores no Rio
Explosão em bueiro fere casal de turistas americanos em Copacabana

Caso a concessionária não preste os esclarecimentos estará sujeita a multas que podem chegar a 2% do faturamento anual da empresa. Em nota, a Aneel destaca que uma fiscalização feita em novembro de 2009 constatou falhas de manutenção e de operação nas redes subterrâneas da Light na zona sul e no centro do Rio. O processo resultou em multa de R$ 9,5 milhões pelas interrupções de energia entre os meses de novembro de 2009 e janeiro de 2010.

Ainda segundo a Aneel, a Light apresentou em janeiro um cronograma que prevê o reforço e a substituição de equipamentos em áreas escolhidas pela empresa. Na última segunda-feira (12), outro relatório foi apresentado sobre o que está sendo feito nas redes subterrâneas de responsabilidade da Light. O comunicado diz que a Aneel fará o acompanhamento do cronograma e que, em relação ao incidente de ontem, aguarda o laudo da Polícia Civil do Rio para fazer a fiscalização no local.

Também por meio de nota, a Light informou que foram concluídos, na madrugada de hoje (15), os trabalhos de manutenção na caixa de passagem de cabos de energia na rua Visconde de Pirajá, em Ipanema, onde ocorreu a explosão. Ainda de acordo com a concessionária, "houve a necessidade de troca de um dispositivo do cabo de baixa tensão. O equipamento retirado está sendo analisado para diagnosticar as causas da ocorrência".

Não houve registro de interrupção no fornecimento de energia na região, apesar de, segundo testemunhas, a tampa do bueiro ter sido arremessada a uma altura de aproximadamente 1 metro, assustando pedestres e motoristas. Ninguém ficou ferido.

Foi a segunda vez em menos de um mês que um bueiro da Light explode na zona sul do Rio. No dia 29 de junho, um casal de turistas norte-americanos foi atingido pela explosão de um bueiro em Copacabana, também na zona sul. As vítimas, em estado grave, estão sendo tratadas na Unidade de Queimados da Clínica São Vicente. Sarah Nicole teve 80% do corpo queimados e o marido dela, David James, permanece internado com queimaduras em 30% do corpo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página