Publicidade
Publicidade
Santo Amaro deve ter a primeira ciclovia integrada de São Paulo
Publicidade
DE SÃO PAULO
Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, deve ser o primeiro bairro todo servido por uma malha de transporte cicloviário. A rede será integrada à futura ciclovia da marginal Pinheiros.
O projeto, ainda em fase de licitação, é grandioso. Prevê a execução de uma ciclovia de 38,21 km, em 44 vias. Hoje, segundo a Secretaria Municipal de Transportes, existem na cidade 45,5 km de ciclovias e ciclofaixas. Apenas a elaboração técnica do projeto vai custar R$ 145 mil.
A licitação prevê que a ciclovia tenha sinalização, bicicletários e integração com outros meios de transporte.
Segundo o subprefeito de Santo Amaro, Aílton Araújo Brandão, a ideia já vinha sendo discutida entre ONGs e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. As verbas para a implantação, ainda não definidas, virão da prefeitura.
"Esta vai ser a primeira ciclovia a ver a bicicleta como a gente quer que seja, um meio de transporte", afirma Leandro Valverdes, da Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo).
Ele diz que, embora restrita ao bairro, o projeto trata de um sistema completo, não de uma "ciclovia que vai do nada a lugar nenhum", mencionando a da Radial Leste.
A Secretaria de Transportes afirmou que tomou conhecimento do projeto na última semana e que ainda não há previsão de implantação.
"Passo sempre ali, é muito perigoso, o motorista de ônibus não respeita", disse Francisco dos Santos, 44, que pedala por duas vias que fazem parte do projeto.
| Editoria de Arte/Folhapress | ||
![]() |
CET
Desde o ano passado, a coordenação das bicicletas passou da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente para a de Transportes. Mudança é um incentivo às iniciativas de inserção de ciclistas.
Na CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), foi criado o Departamento de Planejamento Cicloviário, dedicado à inclusão da bicicleta como meio de transporte.
+ Notícias sobre ciclovias
- Ciclistas desrespeitam sinalização e abusam da velocidade em ciclovias de SP
- Sistema de aluguel de bicicletas do Rio volta a funcionar
- Motorista invade ciclofaixa para fazer conversão proibida e atropela ciclista em SP
+ Notícias em Cotidiano
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Contêiner com 20 t de lixo hospitalar vindo da Espanha é barrado em SC
- Após nova negociação, termina greve de ônibus na Grande SP
- Prefeitura de São Paulo vai criar hospital público para cães e gatos
- Cantor Pedro Leonardo passa bem após ser transferido da UTI
- Bandidos interceptam veículo e resgatam garotos infratores no Rio
+ Comentadas
- Comissão aprova projeto que torna legal casamento homossexual
- Alckmin considera greve absurda e atribui a 'grupelho radical'
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.









Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV